A selecção nacional de basquetebol sénior masculina falhou, ontem, o apuramento para os quartos-de-final do “Afrobasket” 2017 após perder com o Senegal por 80-49,

Afrobasket: Moçambique Sofre Pesada Derrota (49-80) Com Senegal E Falha Quartos De Final

Selecção nacional de basquetebol sénior masculina perdeu com Senegal (80-49)

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina falhou, ontem, o apuramento para os quartos-de-final do “Afrobasket” 2017 após perder com o Senegal por 80-49, em jogo da terceira jornada do grupo “D” da prova.

Entrar com força

Em pleno pavilhão Marius Ndiaye, onde o Senegal conquistou em 1997 o quinto e último título na sua história, Moçambique não teve argumentos para contrariar as estatísticas que dão vantagem aos senegaleses.

De resto, a última vitória do nosso país frente ao Senegal data de 1981, no Cairo, Egipto, com o resultado a ficar-se em 60-58.

Com o Marius Ndiaye lotado, qual ovo de Colombo, os senegaleses entraram com força: ao cabo do primeiro período, venciam pelo parcial de 19-12.

Sempre a controlar a marcha do marcador, o conjunto orientado pelo espanhol Porfirio Fisac de Diego foi mais forte no segundo quarto, etapa na qual esteve muito bem a defender fazendo com que Moçambique somente contabilizasse seis pontos. No final do segundo quarto, o Senegal vencia por 19-6.

O terceiro período trouxe uma selecção nacional com algumas melhorias em termos de pontuação, tanto é que liderou com o parcial de 17-12.

O quarto e decisivo quarto foi de domínio dos senegaleses que “mandaram” na quadra com uma diferença de 16 pontos: 30-14.

Em termos globais, o Senegal obteve uma média de aproveitamento de 39.5 % na linha dos lançamentos exteriores, contra 23.3 % de Moçambique.

Os senegaleses terminaram o encontro com 50.9 porcento de aproveitamento na linha dos lances livres, enquanto o combinado ficou-se pela média de 47.1 %.

Mas há mais em termos estatísticos: os donos da casa contabilizaram 32 ressaltos, sendo que Moçambique obteve 32 (dos quais 29 defensivos e cinco defensivos).

A “boxe score” aponta ainda para 17 assistências e nove “turnovers” dos senegaleses, contra 13 e oito de Moçambique, respectivamente.

Em termos individuais, destaque no Senegal para Gorgui Sy Dieng, jogador dos Minnesota Timberwolves da NBA, ele que contabilizou 14 pontos e oito ressaltos.

Do lado de Moçambique, Elton Ubisse foi a melhor unidade com nove pontos e seis ressaltos.

 

O Pais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *