Notícias da República Democrática do Congo dão conta de que o empresário congolês e marido da bilionária angolana Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, morreu nesta quinta-feira, 29 de outubro, no Dubai.
À Voz da América uma fonte familiar disse que Sindika Dokolo morreu por afogamento. Christian Lusakweno, dono da rádio Top Congo FM em Kinshasa, disse à VOA que Sindika Dokolo morreu enquanto fazia mergulho.
Várias entidades políticas congolesas confirmaram igualmente a morte do também ativista, que criou o movimento “Les Congolais Debout”.
Sindika Dokolo nasceu no Congo Democrático em 1972, filho de um banqueiro congolês, Augustin Dokolo Sanu, e de mãe dinamarquesa, Hanne Taabbel, estudou em Paris. Casou-se com Isabel dos Santos, filha mais velha do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
Amante das artes, criou em Angola a Fundação Sindika Dokolo, com o objetivo de promover a arte e a cultura em Angola e não só.
O colecionador de arte viu-se envolvido no escândalo Luanda Leaks com a sua mulher em janeiro.
Também em janeiro deste ano, ele esteve na Voz da América onde falou sobre o combate à corrupção e defendeu a transferência de fundos do Estado a empresas privadas de Isabel dos Santos.
Fonte : VOA