Depois do administrador Vicente Cinquenta dizer na cerimônia do dia da cidade de Quelimane, que “está autarquia é como uma varada de uma casa, um saco dentro de outro saco, como uma casa dentro de um quintal”, estes pronunciamentos geraram uma onda de protestos e desentendimentos no seio população que culminou com discórdia entre o administrador Vicente e o Prof.Dr. Manuel Araújo. Dois (2) meses depois o administrador foi transferido.
Para trazer a tranquilidade da rotura política na Frelimo na cidade de Quelimane, o governador da Zambézia, Abdul Razak usando o seu bom senso nomeou para administrador de Quelimane, Carlos Carneiro recentemente graduado com o nível de mestre.
Na sua tomada de posse o professor Carneiro deixou patente em seu discurso o Seguinte: “NÃO QUERO PROBLEMAS COM ARAÚJO”.
“O mestre Carneiro assim como o timoneiro da província, Abdul Razak tem vindo a mostrar que é possível uma convivência saudável entre pessoas que partilham opinião diferente e realmente que estes actos desses dirigentes servissem de espelho para os outros para o bem de todos”.
Ser um membro com opiniões diferentes não significa necessariamente ser um inimigo.
( In Álvaro José Mendes)