Obituário: Morreu Simião Ponguane, um “excelente Jornalista e moderador das Grandes Entrevistas”

Perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20.03), no Hospital Central de Maputo (HCM), vítima de doença prolongada, um dos decanos do jornalismo televisivo moçambicano, Simião Ponguane.

Segundo uma nota de pesar publicada pela Televisão de Moçambique (TVM), nos últimos três anos, Ponguane lutava contra um cancro no fígado, tendo tentado tratamentos dentro e fora do País, mas sem sucesso.

Simião Ponguane era conhecido pela sua frontalidade jornalística demonstrada nas grandes entrevistas moderadas por si, a destacar com os falecidos presidente da RENAMO, Afonso Macacho Marceta Dhlakama e com também falecido “o respeitado General Bonifácio Gruveta”. As entrevistas tiveram grandes repercussões devido a frontalidade das questões, principalmente nos aspectos sensíveis que as mesmas abordavam.

De referir que em vida para além de Jornalista, foi Director de Informação da TVM, função que viria a ser afastado em agosto de 2012, num contexto visto como nebuloso devido a sua tentativa de implementar uma nova dinâmica na “televisão mãe”, e nomeado na ocasião para a função de Assessor Editorial do Conselho de Administração.

Para além destas funções, Ponguane foi chefe da redacção, Director do Canal Internacional e correspondente da TVM na África do sul. Foi igualmente correspondente da Voz da América. (INTEGRITY)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *