China perdoa dívida de 74 milhões de dólares dos países da CPLP

A China anunciou o perdão da dívida no valor equivalente a 74 milhões de dólares dos países de língua portuguesa. Na mesma sessão, anunciou a assistência de até 300 milhões de dólares para projectos prioritários dos governos desses países. 

A novidade marcou o início da 5ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

O evento, no qual Moçambique se faz representar pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, arrancou às 10h de Macau, região administrativa da República Popular da China, quando eram 06h de Moçambique. Na abertura, e perante várias delegações de instituições públicas e privadas dos países da CPLP, o Primeiro-ministro Chinês, Li Keqiang, declarou 18 medidas a tomar nos próximos três anos, para apoiar a capacidade produtiva deste bloco de países, desde o perdão de dívidas, empréstimos e donativos.

Carlos Agostinho do Rosário apresentou a agenda de desenvolvimento do país e reafirmou a intenção de envolver cada vez mais o sector privado no processo de desenvolvimento, encorajando os investidores da China a intensificarem a aposta no mercado moçambicano.

Outros países de língua portuguesa, representados pelos respectivos governantes, também abriram-se para elevar a cooperação com a China. 

O encontro termina amanhã e prevê a criação da Federação dos Empresários da China e Países de Língua Portuguesa.

Via : o País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *