Foi através de uma nota da Universidade do Malawi datada de 26 de agosto e enviada na nossa redacção em Maputo, com o número de referência UNIMA/R/1/2/7 que confirma que o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi será outorgado na quarta-feira (28 de agosto) com título Doutor Honoris Causa de Filosofia em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade de Malawi.
Segundo consta no documento em nossa posse, a Universidade do Malawi refere que “tenho o prazer de anunciar que a Universidade do Malawi concederá um grau honorário de filosofia em relações internacionais e diplomacia (honoris causa) ao Presidente da República de Moçambique, Sua Excelência o Sr. Filipe Jacinto Nyusi.”
De acordo com aquela Instituição de ensino superior malawiana, “a cerimônia de atribuição ocorrerá na quarta-feira, 28 de agosto de 2024, no grande salão, Zomba. e contará com a presença de Sua Excelência, Dr. Lazarus McCarthy Chakwera, chanceler da Universidade do Malawi e Presidente da República do Malawi que presidirá a cerimônia.”
Entretanto, nem três semanas tem desde que Lazarus Chakwera, Presidente do Malawi foi atribuído o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Joaquim Chissano (UJC), ou seja, foi passado dia 15 de agosto que o Presidente do Malawi foi outorgado Doutor Honoris Causa em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Prosperidade Económica dos Povos, e já amanhã será a vez de Filipe Nyusi receber o título na República do Malawi e numa cerimónia dirigida por Lazarus Chakwera. (INTEGRITY)