O Presidente do Partido MDM, Lutero Simango, membros e simpatizantes do Partido, lamentam com profunda dor e consternação a morte de 98 pessoas vítimas do Naufrágio de uma embarcação artesanal de pesca, ocorrido no dia 7 de abril, na Província de Nampula.
A embarcação sinistrada transportava mais de 130 passageiros que seguiam viagem do Posto Administrativo de Lunga, Distrito de Mossuril com destino a Ilha de Moçambique.
Neste momento de luto e dor, o Presidente do Movimento Democrático de Moçambique e todos os membros e simpatizantes do Partido manifestam com profundo pesar às famílias enlutadas, cientes que nada poderá diminuir o sofrimento pela perda de seus entequeridos.
O Partido Movimento Democrático de Moçambique insta ao Governo a intensificar as buscas com vista a localização das vítimas desaparecidas no trágico acidente, criação de condições para enterro dos parecidos e acompanhamento psicológico das famílias afectadas pela tragédia.
O Movimento Democrático de Moçambique espera igualmente que o Governo crie uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades das falhas verificadas na fiscalização da embarcação e apurar a veracidade da informação posta a circular sobre a cólera naquele Posto Administrativo.
Dada a dimensão desta tragédia o Partido Movimento Democrático de Moçambique exorta ao Governo a decretar LUTO NACIONAL. (COMUNICADO DE IMPRENSA)