O governo proibiu a animadora sul-africana Zodwa Wabantu de vir para o Zimbabwe para se apresentar no Carnaval Internacional Harare a partir da próxima semana.
Zodwa, conhecida por seus vestidos escassos e sem usar roupas íntimas, deveria se juntar aos dançarinos de samba brasileiros e cubanos no Carnaval.
A proibição segue de uma carta de protesto da ex-atriz Anne Nhira, do estúdio 263, ao Ministro do Turismo, Patrick Zhuwao.
“Eu reconheço sua queixa sobre o assunto acima”, escreveu Zhuwao em resposta à actriz, que actualmente está na África do Sul.
“A posição do governo é que o artista interessado (Zodwa Wabantu) não pode participar no Harare International Carnival.
“A este respeito, as autoridades relevantes foram notificadas”.
Em uma entrevista, uma exaltada Nhira agradeceu ao governo por sua resposta rápida e positiva ao seu pedido.
“Estou muito agradecida. Estou tão entusiasmada com a decisão do governo. Não se trata de personalidades, não a conheço “, disse ela.
“Há necessidade de as pessoas olharem para o assunto do ponto de vista do país.
“Que tipo de imagem mostramos convidando alguém conhecida por tirar suas roupas em público?
“Ela estava vindo aqui para ser o rosto do país, lembre-se de que o turismo é o rosto do país e é aí que vendemos o país.
“Precisamos ter rostos certos, não pessoas que tiram calcinha nas ruas“.
Nhira disse que havia muitos artistas zimbabweanos com conjuntos dignos, que mereciam fazer parte do Carnaval.
Ela disse que as travessuras de Zodwa eram retrógradas para a cultura do Zimbabwe.
Ironicamente, alguns dos artistas do Harare International Carnival se aproximam ao ar livre ao longo das ruas, com pouco barulho.
Isso veio depois do director executivo da Autoridade de Turismo do Zimbabwe, Karikoga Kaseke pedir desculpas a Socialite sul-africana depois de algumas palavras desagradáveis sobre ela.