O candidato presidencial da Renamo, Ossufo Momade, trabalhou, na noite de terça-feira, no distrito de Guro, na província de Manica, onde prometeu potencializar a produção e venda de produtos agrícolas, naquele ponto do país. Momade prometeu ainda intervir nos sectores da educação e saúde, bem como canalizar água em todas as residências, caso seja eleito.
A campanha eleitoral está na sua última semana. Os dias correm, fazendo com que os candidatos “joguem as suas últimas cartadas”, para conquistar o eleitorado. A ambição é estar no palácio da ponta vermelha, conquistar maior número de assentos na Assembleia da República, governar as províncias e conquistar, igualmente, maior número de lugares nas assembleias provinciais. Momade interagiu com os potenciais eleitores de Guru, afirmando que conhecia os seus problemas e que tinha a solução para os mesmos.
“Nós sabemos quais são os vossos problemas, Guro é um distrito desenvolvido, vocês produzem milho, produzem mapira, produzem gergelim e girassol, mas não têm mercado. Os que vêm comprar os vossos produtos, em vez de comprar, levam os vossos produtos, porque são eles que marcam o preço”, apontou.
O candidato acrescentou também que, por isso, a população deve votar na Renamo, no dia 9 de Outubro. “Nós queremos a vossa vila com água canalizada. Também queremos resolver os problemas da saúde, porque queremos medicamentos nos hospitais. Queremos que tenham melhores escolas, onde as nossas crianças possam estudar em carteiras e com livros que cheguem a tempo aos nossos alunos”.
Ossufo Momade arrancou aplausos dos que o rodeavam naquela vila. A paragem foi feita, quando o candidato se deslocava para a província de Tete, onde, na tarde de hoje, tem previsto um comício de “caça ao voto”. Depois da província de Tete, a comitiva de Ossufo Momade poderá escalar a zona sul.