Daniel Chapo quer estancar a erosão costeira nas margens do Lago Niassa

chapo.niassa

Daniel Chapo, candidato presidencial pela Frelimo, às eleições gerais de 09 de outubro próximo, desceu nesta segunda-feira ao Lago Niassa, no distrito do mesmo nome, com sede na vila municipal de Metangula, na província de Niassa para a sua actividade de caça ao voto, tendo prometido acabar com a erosão costeira nas margens do lago, que ameaça as famílias por ali residentes.

De acordo com o candidato, o fenômeno deve ser combatido, numa altura em que a água do emblemático Lago Niassa está a invadir o continente e a tomar o espaço da terra onde habitam pessoas.

“Sabemos que é urgente tomarmos acções de protecção costeira. A água está a invadir o continente. As famílias que vivem nessas zonas estão seriamente em perigo”, disse Chapo num comício popular que dirigiu hoje em Metangula, no distrito de Lago.

O distrito de lago, com potencialidades turísticas incomensuráveis, ao ponto de ser uma das maiores reservas de água doce do continente, ainda não está a capitalizar na plenitude as suas potencialidades, daí o candidato da Frelimo pretender edificar infraestruturas que possam alavancar esse sector.

Na abordagem do candidato da Frelimo, a protecção costeira vai ajudar o povo Nyanja que que tem habitado naquele local, vivendo em estreita dependência dos seus recursos, daí a urgência em tomar medidas para a protecção da zona.

Para além da protecção costeira, Chapo reconheceu que o distrito do Lago precisa de investimentos para dinamizar o desenvolvimento, tanto da vila de Metangula, como de outros postos administrativos.

“Sabemos que a população tem preocupação com a estrada Metangula-Kobwe. Sabemos que o povo do Lago clama pelas estradas de Maniamba-Metangula e Metangula-Meluluca”, realçou o candidato, demonstrando conhecimento profundo sobre o país e as inquietações que afligem os moçambicanos.

Prometeu igualmente a construção de pontes sobre os rios para facilitar a circulação de pessoas e bens.

Nesta segunda-feira, Daniel Chapo trabalhou em mais dois pontos, nomeadamente, Muembe e Sanga, distritos que apresentam sérios problemas de vias de acesso.

Apesar de serem regiões de muita produção agrícola, a falta de estradas para o escoamento de produtos para a comercialização nos principais mercados, como Lichinga e Cuamba, faz com que algum excedente apodreça.

Amanhã, terça-feira, o candidato da Frelimo encerra a sua campanha na província de Niassa, com dois comícios agendados para os distritos de Chimbonila e Lichinga onde irá intensificar a caça ao voto.

Lago é um distrito com sede na vila de Metangula. Tem limite a norte com a Tanzânia, a oeste com o Lago Niassa, a sul com o distrito de Chimbonila e a Este com o distrito de Sanga. (IMN)

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *