Venâncio Mondlane que falava em uma “live” em Berlim, Capital da Alemanha, garante que o projecto de “Criar Lanche Escolar” nas escolas nacionais no seu manifesto eleitoral de Daniel Chapo (Frelimo) apresentado na entrevista na TVM, na verdade é uma ideia “mal copiada” do seu pré-manifesto, apresentado no Hotel VIP no dia 04 de julho.
“Nós apresentamos os seis pilares do nosso manifesto, apresentamos os valores e apresentamos os compromissos que assumimos com o povo Moçambicano. E uma das questões ligadas à educação, nós colocamos o direito ao lanche escolar”, disse Mondlane.
Mondlane afirma que depois de apresentar no dia 12 de julho em Nampula e no dia 22 de julho, o Candidato da Frelimo (Daniel Chapo) veio copiar a sua ideia, e copiou de forma errada, pois apresenta uma ideia não completa, uma vez que não sabe como a ideia foi desenhada pelos verdadeiros donos.
Na mesma ocasião, Venâncio Mondlane admirou o facto dos canais públicos (TVM, RM e o Jornal Notícias) terem dado uma entrevista exclusiva a Daniel Chapo, uma vez que sempre negam (a Frelimo) de participar dos debates frente-a-frente desde as eleições do ano passado.
Por conta disso, aproveitou a oportunidade para convidar Daniel Chapo para um debate frente-a-frente com Mondlane. “Aproveito agora dizer, que eu convido, o candidato do partido no poder, vamos lá um debate frente- a-frente, eu quero debater contigo, quero ver essas suas ideias tuas, até que ponto resistem ao calor de debate frente-a-frente”.
Na mesma live, usou as palavras de Chapo para fazer comentários sarcásticos quando diz que o facto de Chapo ter dito que é uma madeira e a Frelimo o carpinteiro, mostra que este, não tem ideias próprias, pois as madeiras não têm ideias e projectos próprios, e dependem do carpinteiro para as desenhar.
Depois de ter sido recebido pelo presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e pelo vice-presidente do partido português CHEGA, Mondlane trabalhou na Alemanha onde foi recebido pelo partido no poder da Alemanha. E depois seguiu para Suécia, onde posteriormente voltará a Portugal onde tem encontros agendados com o PS e PSD. (Bendito Nascimento)