As operações ocorreram entre os dias 26 a 29 de maio nas aldeias de Mbau (Mocímboa da Praia) e Nova Família (Nangade), na província de Cabo Delgado, onde durante as operações mais de 50 terroristas foram abatidos quando tentavam atacar as aldeias acima mencionadas.
Segundo apuramos, as ofensivas conduzidas pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) nacionais e Ruanda nas aldeias de Limala, Mbau (Mocímboa da Praia) e Nova Família (Nangade) acabaram culminando em dezenas de mortes de terroristas e vários feridos e capturados, conforme demonstram várias fotos e vídeos, onde para além destes factos, foi apreendido material bélico e propagandístico diverso.
As operações militares conduzidas pelas FDS e as Forças amigas do Ruanda nos últimos três dias foram confirmadas pelo Presidente da República Filipe Nyusi, que numa linguagem terra a terra disse que “os terroristas estão a levar porrada, dezenas e dezenas ficaram em terra e muito equipamento foi capturado.”
De referir que para além das FDS e do Exército ruandês, as Forças Locais também vêm travando fortes combates contra os terroristas que desde fevereiro do presente ano vem protagonizando incursões nos distritos de Chiúre, Quissanga, Ancuabe, Macomia, Nangade e recentemente tentaram realizar mais uma incursão em Mocímboa da Praia (Cabo Delgado) e mataram e queimaram em Eráti (Nampula). De salientar que segundo organizações internacionais e governamentais contabilizaram nos últimos cinco meses mais de 150 mil pessoas colocaram-se em fuga devido aos ataques terroristas nas regiões acima mencionadas. (Omardine Omar)