Presidente do Irão morre após queda do helicóptero que seguia a bordo

Segundo à imprensa estatal do Irão, o Presidente iraniano Ebrahim Raisi, bem como o ministro dos Negócios Estrangeiros e outros responsáveis, foram encontrados mortos junto dos destroços do helicóptero onde seguiam, o aparelho despenhou-se na tarde de domingo (19.05), numa região montanhosa do Irão.

As equipas de resgate não tinham encontrado qualquer sinal de vida no local onde caiu o helicóptero que transportava o presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, numa zona montanhosa do noroeste iraniano.

Ebrahim Raisi regressava de uma viagem ao Azerbaijão e, de acordo com a imprensa iraniana, o helicóptero tinha feito no domingo uma aterragem forçada perto de Jolfa, cidade fronteiriça com o Azerbaijão, a cerca de 600 quilómetros de Teerão. A localização do helicóptero foi mais tarde colocada perto de Uzi, a leste.

Seguiam no helicóptero o presidente do Irão, Ebrahim Raisi, Hossein Amirabdollahian, o ministro dos Negócios Estrangeiros, o governador da província do Azerbaijão Oriental, bem como outros dirigentes e guarda-costas, informou a agência iraniana de notícias IRNA.

O helicóptero do presidente, ainda que a maioria dos funcionários iranianos tenham referido apenas uma “aterragem forçada” ou um incidente, sem mencionarem que o helicóptero teria caído.

Já na manhã desta segunda-feira, as autoridades turcas divulgaram o que descreveram como imagens de drones que mostravam o que pareciam ser os destroços do helicóptero na montanha, a cerca de 20 quilómetros da fronteira do Irão com o Azerbaijão.

Pouco depois, a televisão estatal iraniana passou um texto onde se lia: “Não há sinal de vida das pessoas a bordo”, tendo estado a emitir orações desde então. A agência de notícias semi-oficial Tasnim mostrou as equipes de resgate a usarem um pequeno drone para sobrevoar o local, com os socorristas falando entre eles e informando também que os passageiros não tinham sobrevivido. (NM)

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Content Protection by DMCA.com