O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, instou na sexta-feira, 24 de Maio de 2024, à intensificação do caudal ofensivo contra o terrorismo e outros males que queiram desestabilizar o país.
Esta orientação foi dirigida aos militares finalistas do 53° Curso de Instrução Básica de Forças Especiais, durante a cerimónia de Juramento de Bandeira, na Escola de Formação de Forças Especiais (EFFE), em Nacala.
Filipe Nyusi sublinhou que os finalistas devem ser amigos da população onde estiverem afectos, dando o devido apoio em caso de necessidade, por serem repositórios de informação de qualidade e a serem contundentes com o inimigo do povo moçambicano.
“A vossa missão imediata é aumentar a segurança e transmitir confiança às populações onde estarão afectos no campo operacional”, completou o estadista.
Instou, igualmente, às academias a se aplicarem no estudo das ameaças à paz e à estabilidade do país, para compreender alguns fenómenos e recomendar soluções para a sua mitigação ou eliminação.
Por outro lado, as FDS em todos seus sectores, foram orientadas a aprimorar cada vez mais, estratégias e métodos de defesa da pátria, recrutando, formando, capacitando e equipando os efectivos, com tecnologia a altura dos grandes desafios actuais.
Na sua intervenção, o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, reiterou o comprometimento na defesa da pátria, com vistaa erradicar todos os tipos de actuais riscos e ameaças com enfoque para o terrorismo e extremismo violento, que ocorre desde 2017, na província nortenha de Cabo Delgado.
À margem da cerimónia, o Ministro da Defesa Nacional, procedeu a entrega de duas viaturas aos comandantes da Escola de Formação de Forças Especiais e da Base Área, ambos de Nacala, respectivamente, no âmbito do apetrechamento das unidades militares em meios circulantes. (Nota informativa-MDN)