“Nova Era para o M-Pesa”: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

No mês em que se celebram os onze anos de existência da Vodafone M-Pesa, é anunciada a nomeação de Salimo Abdula como o novo Presidente do Conselho de Administração. Com uma vasta experiência e um comprovado historial de liderança estratégica, Abdula assume a presidência neste período-chave de expansão e inovação no mercado dos serviços financeiros móveis.

Nesta nova era, a Vodafone M-Pesa pretende impulsionar a implementação de soluções cada vez mais inovadoras, que responderão às necessidades do mercado em constante evolução. Para além disso, irá continuar a oferecer serviços financeiros seguros, bem como ajudar o Governo e o Banco de Moçambique no seu ambicioso e importante programa de inclusão financeira dos moçambicanos.

“A liderança da Vodafone M-Pesa é um desafio que me deixa honrado e me permite contribuir para o crescimento do País. Reafirmo o compromisso do M-Pesa com a excelência operacional e em fazer chegar os serviços financeiros para todos os moçambicanos”, afirmou Salimo Abdula. “Pretendemos levar o M-Pesa a novos patamares de sucesso. A experiência e visão da equipa que temos são fundamentais para os planos de crescimento futuro, e para a sustentação do nosso sucesso contínuo no mercado”,  finalizou Abdula.

Salimo Abdula é empresário moçambicano, fundador do Grupo Intelec Holdings. Com uma vasta experiência em cargos de liderança já foi Presidente da Confederação Empresarial da CPLP, da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e também já presidiu a Vodacom Moçambique. É Doutor Honoris Causa em Empreendedorismo pela University of South Africa (UNISA), da África do Sul, e é Doutor Honoris Causa em Filosofia pela Trinity International University of Ambassadors dos Estados Unidos América, títulos adquiridos nos anos 2022 e 2023 respectivamente.

A Vodafone M-Pesa é uma empresa que oferece um ecossistema abrangente de serviços financeiros através do qual as pessoas podem fazer depósitos de dinheiro, pagamentos, transferências, levantamentos, aceder a soluções de poupança e de crédito, e mais recentemente de seguros. Actualmente, conta com uma carteira de pouco mais de seis (6) milhões de Clientes e uma rede de 54 mil agentes M-Pesa activos em todo o território nacional.

DISCURSO DE TOMADA DE POSSE

Caros compatriotas,

Clientes, amigos, parceiros, colaboradores, e acima de tudo, povo moçambicano, e a todos os residentes no território Moçambicano, nossos potenciais utilizadores dos serviços M-Pesa.

Digo POVO Moçambicano, porque é sobretudo para este povo que este serviço MPESA se dirige, e este povo que fez e tem feito crescer o M-Pesa ao patamar que até hoje chegámos, a ponto de inaugurarmos hoje uma nova fase: a composição e apresentação do nosso Conselho de Administração, como empresa sólida do sector financeiro, que existe para servir o povo.

Coincidentemente, esta semana, comemoramos os 11 anos do M-Pesa em Moçambique, estando aqui hoje para reafirmar o nosso compromisso de continuar a ligar Moçambique através de um serviço financeiro fácil, acessível, seguro, rápido, e que permite apoiar o programa governamental e do Banco de Moçambique de inclusão financeira em Moçambique.

Desde que foi criado, o M-Pesa tem contribuído para o desenvolvimento económico do país, proporcionando às comunidades, meios para gerir as suas finanças, ter acesso a soluções financeiras, melhorar as suas condições de vida e fortalecer cada vez mais a economia das famílias moçambicanas, em especial, as famílias das comunidades mais desfavorecidas, onde a banca convencional dificilmente consegue chegar.

Actualmente, como parte do ecossistema financeiro e da macroeconomia moçambicana, o M-Pesa:

  • Processa mais de um bilhão de meticais em transações, um feito que inclui a arrecadação de quarenta e nove mil milhões de meticais em nome do Governo, e cento e oito mil milhões para empresas.
  • Conta com uma carteira de mais de 10 milhões de subscritores, 6 Milhões activos a 30 dias e uma rede de mais de 90 mil agentes que através do M-Pesa garantem um rendimento estável para si e suas famílias, o que contribui também para o crescimento económico do país.
  • Promove a cultura de poupança através de serviços Xitique, proporciona acesso a fundos de emergência e de apoio a negócios informais através do programa Txuna M-Pesa, e oferece seguros digitais únicos

Nesta nossa nova forma de estar, pretendemos elevar a fasquia, e ser ainda mais, parte do esforço para superar os desafios que os moçambicanos enfrentam no seu dia a dia na busca de serviços financeiros estáveis, sempre disponíveis, baratos e de qualidade.

Tal como os moçambicanos sempre nos fizeram sentir, queremos continuar a ser uma empresa que é parte do dia a dia dos moçambicanos, uma empresa que é muito mais do que uma carteira móvel de venda de produtos e serviços, de depósitos e levantamento de dinheiro, mas sim, uma empresa parceira deste povo, que tão bem merece prosperidade.

É em busca de prosperidade que queremos estar próximos dos nossos clientes, e queremos que estejam próximos de nós, usando de todos os meios que vamos colocar disponíveis para nos apresentarem as suas reclamações, sugestões e todo o feedback possível que nos puderem dar, para melhorarmos a nossa prestação de serviços e o nosso trabalho, buscando sempre fazer os moçambicanos cada vez mais felizes no uso dos serviços financeiros.

É também importante referir que, como empresa moçambicana, vamos sempre pautar pela transparência, pois, queremos ser um modelo de rigor e comprometimento, seguindo sempre as regras de boa governação e compliance, emanadas pelo regulador, pois pretendemos ser este parceiro que vem socialmente contribuir para a educação financeira/literacia, financeira para os moçambicanos mais necessitados, de forma a que a inclusão financeira nacional seja mais efectiva. (Já agora, uma palavra de agradecimento ao regulador – Banco de Moçambique, pela ampla abertura e coordenação connosco nesta nossa fase de transição).

A Todos os presentes,

Queridos convidados, caros jornalistas, queremos também poder contar com o vosso apoio nos desafios que seguramente, juntos vamos enfrentar. O vosso apoio será crucial para o sucesso e alcance dos nossos objectivos. Façam do Mpesa o vosso parceiro, a vossa casa, a referência para a solução em produtos e serviços financeiros. Contem connosco.

Muito obrigado a Todos pela presença!

Bem Hajam

Salimo Abdula

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Content Protection by DMCA.com