Luís Cezerilo nomeado coordenador nacional de políticas de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e terrorismo

O Conselho de Ministros (CM) realizou, no dia 9 de abril de 2024, em Maputo a sua 11.ª Sessão Ordinária. Entre os vários pontos discutidos e aprovados, o Executivo aprovou a resolução que nomeia Luís Abel Cezerilo Coordenador Nacional do Comité Executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Combate ao Terrorismo. Antes da nomeação, Cezerilo era coordenador nacional do grupo de remoção do país da lista cinzenta.

Subordinado ao Ministro de Economia e Finanças, o referido Comité tem como missão acompanhar e coordenar a identificação, avaliação e resposta aos riscos de BC/FT a que Moçambique está ou venha a estar exposto.

O Comité visa ainda contribuir para a melhoria contínua da conformidade técnica e da eficácia do sistema nacional de combate ao BC/FT.

Além do cumprimento das obrigações internacionais do Estado moçambicano em matéria de prevenção e combate ao BC/FT, em particular as que derivem das 40 recomendações provenientes sobretudo do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) o comité executivo também atribui a conformidade com as melhores práticas internacionais de prevenção e combate ao BC/FT, nomeadamente, as que resultem dos padrões e orientações definidos pelo GAFI.

O GAFI colocou, há cinco anos, Moçambique e outras nações com deficiências no quadro legal e institucional contra BC/FT na lista cinzenta, facto que fez com que o país esteja actualmente a cumprir as recomendações daquele Grupo Internacional.

Luís Abel dos Santos Cezerilo é Pós-Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP-Campus de Araraquara (2009); Doutor em Letras em Estudos Comparados de Literatura Africana de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) em (2005); possui graduação pela Universidade de Évora (1999).

Foi Assessor da Ministra da Justiça para Área Prisional e Professor Auxiliar na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique-Faculdade de Letras e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas e áreas: Sociologia (Introdução a Sociologia e Sociologia da Literatura), Literatura (Estudos Comparados) e Turismo (Políticas e Desenvolvimento).

Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Camilo Castelo Branco. Possui várias publicações nas áreas de Sociologia, Literatura e Turismo. Poeta. Foi Assessor do Ministro da Educação e Cultura e membro do Task-Force do Governo de Moçambique (2006). Presidente do Conselho de Administração da Fundação Universitária da Universidade Eduardo Mondlane de 2000-2007.

Em igual período Director da Imprensa e Livraria Universitária da mesma instituição. de 2003 a 2005 foi Membro do Conselho Universitário da Universidade Eduardo Mondlane. Professor na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Campus de Araraquara. É patrono da Associação Casa Museu Luís Cezerilo.

De referir que apesar do riquíssimo currículo, em 2018 Luís Cezerilo foi condenado pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo a 11 meses de prisão que foram convertidos em multa equivalente a 6% de 11 salários mínimos.

Na ocasião, Luís Cezerilo disse aos jornalistas que o seu advogado vai recorrer da sentença, uma vez que apenas pediu à funcionária para expedir o pedido de visto da amiga, negando ter dado ordens. (INTEGRITY)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *