Aos 13 anos, indiano entra para o Guinness como “calculadora humana”

11

Em apenas 25,19 segundos, Aaryan Shukla conseguiu resolver mentalmente contas matemáticas de adição com 50 números de cinco dígitos.

O indiano Aaryan Shukla, de 13 anos, conquistou um título no Guinness World Records por suas habilidades extraordinárias em matemática. A novidade foi publicada pela própria plataforma de recordes na terça-feira (09.04).

Conhecido como “calculadora humana”, o menino é participou da série de TV italiana Lo Show Dei Record, onde estabeleceu o recorde mais rápido de tempo para resolver contas matemáticas. Ele conseguiu somar, mentalmente, 50 números de cinco dígitos em apenas 25,19 segundos, o que equivale a resolver uma adição a cada 0,5 segundo.

Quando Shukla estava no palco do programa, diante de uma tela, todos os 50 números piscavam um após o outro. Isso acontecia tão rapidamente que a plateia não tinha tempo de conseguir ler e processar cada conta antes que a sequência desaparecesse e fosse trocada pelos próximos números.

Após a última conta aparecer na tela, Shukla levou alguns segundos para terminar seu cálculo mental e encontrar a resposta correta diante de uma multidão admirada. “Comecei a fazer matemática mental aos 6 anos de idade e depois, lentamente, gradualmente, comecei […] a resolver problemas mais difíceis. Aí comecei a entrar em competições e aos poucos fui campeão mundial”, disse Shukla ao Guinness.

Aaryan Shukla fazendo cálculos no computador — Foto: Reprodução/Guinness World Records
Aaryan Shukla fazendo cálculos no computador — Foto: Reprodução/Guinness World Records

Em 2022, ele venceu a Copa do Mundo de Cálculo Mental, em Paderborn, na Alemanha. Além disso, é um dos membros fundadores do Conselho da Associação Global de Calculadoras Mentais (AGCM). “Minha coisa favorita sobre cálculos mentais é que posso representar meu país em várias etapas. E em segundo lugar, significa que pude me tornar campeão mundial aos 12 anos”, acrescenta Shukla.

A AGCM tem como objetivo promover a colaboração entre os “calculadores mentais”, para expandir e fortalecer a matemática mental em todo o mundo. Uma das metas também inclui sediar uma inédita liga de cálculo mental.

O menino prodígio revelou ao Guinness que a matemática não é sua única disciplina favorita na escola: “Gosto igualmente de […] história, física, geografia e ciências”. Shukla estava entusiasmado em voltar para casa e contar aos amigos o recorde que conquistou. “Eles ficarão entusiasmados, me apreciarão muito e, sim, ficarão felizes.

O estudante também revelou seus principais hobbies. “O primeiro é ler livros, […], principalmente de aventura ou mistério. E em segundo lugar, gosto de jogar e assistir críquete. Adoro coletar informações sobre críquete. Ah, e também adoro assistir futebol. Não jogo muito, mas mesmo assim gosto de ver as estatísticas”, relata Shukla.

No futuro, o indiano ainda não decidiu qual carreira profissional pretende seguir, mas já sabe que será algo relacionado à matemática. (Revista Galileu)

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *