O Músico angolano, Matias Damásio, uma das maiores estrelas do mercado musical nacional e não só, de Angola independente, está envolvido num processo de suposta burla

Matias Damásio pode ser detido no dia do seu show

O Músico angolano, Matias Damásio, uma das maiores estrelas do mercado musical nacional e não só, de Angola independente, está envolvido num processo de suposta burla cuja participação criminal foi feita, há meses, no Serviço Provincial de Investigação Criminal de Luanda, SIC com o número 3390/018-04.

Fonte ligada ao processo faz saber, ao Correio da Kianda, que o caso envolve a Andy Boutiques, uma empresa do, também, angolano identificado apenas por Andy. Os factos, segundo aquela empresa que aparece como parte activa do processo, reportam do ano de 2016 quando Matias Damásio solicitou a Andy dinheiro, num valor total de 11. 000.000.00 (Onze milhões de kuanzas), em Angola, já que tinha conhecimento que o jovem empresário precisava de Euro ou dólar para se deslocar ao exterior do País, concretamente a Portugal.

Um dos advogados da Moda andy que confirmou os factos a este jornal diz que Damásio terá citado o nome da primogénita de José Eduardo dos Santos, Isabel dos Santos, na facilitação de aquisição da moeda estrangeira, em Portugal por via do Banco Millennium Atlântico.

“quando ele falou com o Andy disse que ele tinha euro ou dólar, na sua conta domiciliada no Banco Millennium Atlântico, e daria o equivalente a 38.000 mil dólares ou euro que Andy precisava e não conseguia aqui no País. O Andy depositou os valores na conta da empresa dele, Arca Velha, no caso, aqui em Luanda e quando chegou a Portugal aguardou pelo dinheiro e o Damásio não depositou. Cobrou e até hoje que vos falo, passados dois anos o dinheiro não aparece”. Referiu o causídico!

Informa, também, que durante este tempo tudo fizeram para resolver o problema de forma amigável tal como ocorreu aquando da entrega mas, infelizmente, lamenta, Matias Damásio não colaborou, daí que fizeram uma participação criminal, este ano. “ele já não atende o telefone mesmo depois de ter garantido que pagaria.

O Correio da Kianda sabe, por outro lado, que o Serviço de Investigação Criminal de Luanda, já notificou, por três vezes o Matias Damásio mas não respondeu a nenhuma notificação. Esta atitude, segundo a fonte, está a fazer com que o SIC esteja a trabalhar para que detenha o jovem músico aquando da realização do seu show que vai ter lugar brevemente, em Luanda, cujos ingressos esgotaram esta semana.

A fonte assegura que o Procurador da República junto do SIC Luada já tem conhecimento da situação e pode emitir o mandado de detenção nas vésperas do show considerando que Damásio está a residir, nos últimos meses, em Lisboa, Portugal, pelo que aproveitar a sua presença em Luanda para efectuar a detenção vai ser fundamental no andamento do processo e na satisfação dos interesses de Modandy, empresa lesada na suposta burla.

Procuramos ouvir a posição de Matias Damásio mas os nossos esforços caíram em saco roto porquanto o jovem está com os telefones desligados e a residir em Portugal aumentou o grau de dificuldades neste sentido. No prosseguimento, contactamos, ao telefone, uma advogada, identificada apenas por Elma afecta ao escritório RCA – Advogados que confirmou que, de facto, Matias Damásio é constituinte daquele escritório mas sobre o caso em concreto disse não ter sido autorizada a falar sobre o mesmo.

No entanto, o Correio da Kianda sabe que os advogados contratados pelo músico e que o representaram inicialmente saíram do processo voluntariamente por alegados incumprimentos de Matias Damásio para com o escritório.

Referem, também, que o caso do Andy não é o único em que Damásio é citado como sendo parte activa de alegadas burlas. Citam, por exemplo, o encerramento dos escritórios da Arca Velha, em Luanda, por falta de pagamento dos valores do arrendamento do imóvel.

“Ele faz muito isso. Muitos não falavam por causa da aproximação dele à“ família real”. Agora que as coisas mudaram vamos ter muitos processos contra ele” afirma, uma fonte que diz conhecer bem Matias Damásio.

Natural de Benguela, em 1982, Damásio canta estilos quizomba, romântica e semba, já ganhou dois TOP dos Mais Queridos, concurso realizado pela Rádio Nacional de Angola.

CK

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *