Lançada linha de financiamento de 50 milhões de USD para as MPME’S

O United Bank for Africa (UBA) e a CTA lançaram, hoje, uma linha de financiamento destinada a apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’S), com foco para os sectores do agroprocessamento, automóvel, farmacêutico, transporte e logística.

O lançamento desta linha de financiamento foi marcado por assinatura de um Memorando de Entendimento que formaliza esta parceria entre a CTA, representada, no acto, pelo respectivo Presidente Agostinho Vuma, e UBA, representada pelo CEO Rotimi Morohunfola.

Trata-se de uma linha de financiamento de 50 milhões de dólares norte-americanos, que serão alocados ao financiamento de projectos das micro, pequenas e médias empresas moçambicanas, a partir de 150 mil dólares.

A linha apresenta vantagens, sobretudo em termos de custo, onde oferece preçários bonificados de _prime rate_ menos 1 para aquisição de equipamentos num período máximo de 4 anos.

A despeito de as PMEs representarem cerca de 98% da estrutura empresarial, e contribuírem com cerca de 48% dos empregos em Moçambique em 2022 (de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas – INE), o acesso ao financiamento por parte deste segmento de empresas, é apontado como uma das limitações mais significativas para o seu desenvolvimento.

Nesta senda, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, considera que esta linha de financiamento vai impulsionar as MPME’s nacionais e acredita que, através desta parceria com UBA, muitas empresas poderão se beneficiar dos pacotes de financiamento disponíveis naquela instituição financeira de capitais nigerianos.

Por seu turno, o CEO do UBA, Rotimi Morohunfola, referiu que o Banco decidiu embarcar para esta parceria com a CTA, por esta ser a umbrela do sector privado moçambicano, e reafirmou o interesse do Banco em apoiar o crescimento das MPME´s moçambicanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *