República Democrática do Congo: Novo surto de Ébola mata 48 pessoas e infecta 112

O novo surto de Ébola já matou pelo menos 48 pessoas e infectou outras 112 no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), desde Junho deste ano, período em que a doença iniciou.

A doença é altamente contagiosa. Citando dados da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), a Angop escreve que dos 112 casos confirmados, 106 tiveram resultados positivos, confirmados em laboratório, e seis são tidos como prováveis, enquanto 50 pacientes foram curados.

Esta epidemia foi a pior da história da RDC e a segunda mais grave do mundo, depois daquela que atingiu a África Ocidental, entre 2014 e 2016, na qual morreram 11.300 pessoas e houve mais de 28.500 casos, embora estes números, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), possam ser mais elevados.

A doença do Ébola, descoberta na RDC em 1976, é transmitida por contacto directo com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infetados.
O Ébola provoca hemorragias graves e pode provocar uma taxa de mortalidade de 90 por cento. Os seus primeiros sintomas são febre alta repentina, fraqueza grave, dores musculares, na cabeça e na garganta, bem como vómitos, indica a Angop.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *