O Ministro do Interior, Amade Miquidade, sublinhou que está ainda fora de hipótese a decretação do estado de sítio, na província de Cabo Delgado, afectada pelo terrorismo.
Amade Miquidade, falava, esta quinta-feira em Maputo, em conferência de imprensa conjunta com o Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, sobre a situação de segurança, no norte de Cabo Delgado.
“Não há e nem estamos próximos de declarar estado de sítio. Estão neste momento a desenrolar combates em vários pontos da Mocímboa da Praia assim como também em outras zonas circunvizinhas”, disse.
Por sua vez o Ministro da Defesa Nacional, esclareceu que o país ainda tem capacidade suficiente para responder aos ataques terroristas em Cabo delgado.
Anunciou ainda que o governo não pediu ajuda internacional para fazer face ao terrorismo por estar controlado, não obstante existirem alguns focos em Mocímboa da Praia.
“ O Estado moçambicano ainda continua forte para combater o terrorismo em Moçambique. Neste momento o apoio que o estado moçambicano solicitou é a vigilância nas fronteiras, para não deixar entrar bandidos no nosso território. No combate estão os moçambicanos e com muito orgulho estamos a travar esta luta” frisou.
E a paz e segurança regional dos países membros da África Austral está no topo da agenda da quadragésima Cimeira de Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que terá lugar na segunda- feira em Maputo.
O Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação O Pedro Comissário disse em conferência de imprensa que os ataques armados não só ameaçam a paz e segurança do país, como também o desenvolvimento da região da África Austral. (RM)