Fora de hipótese a decretação do Estado de Sítio em Cabo Delgado” -Ministro do Interior

O Ministro do Interior, Amade Miquidade, sublinhou que está ainda fora de hipótese a decretação do estado de sítio, na província de Cabo Delgado, afectada pelo terrorismo.

Amade Miquidade, falava, esta quinta-feira em Maputo, em conferência de imprensa conjunta com o Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, sobre a situação de segurança, no norte de Cabo Delgado.

“Não há e nem estamos próximos de declarar estado de sítio. Estão neste momento a desenrolar combates em vários pontos da Mocímboa da Praia assim como também em outras zonas circunvizinhas”, disse.

Por sua vez o Ministro da Defesa Nacional, esclareceu que o país ainda tem capacidade suficiente para responder aos ataques terroristas em Cabo delgado.

Anunciou ainda que o governo não pediu ajuda internacional para fazer face ao terrorismo por estar controlado, não obstante existirem alguns focos em Mocímboa da Praia.

“ O Estado moçambicano ainda continua forte para combater o terrorismo em Moçambique. Neste momento o apoio que o estado moçambicano solicitou é a vigilância nas fronteiras, para não deixar entrar bandidos no nosso território. No combate estão os moçambicanos e com muito orgulho estamos a travar esta luta” frisou.

E a paz e segurança regional dos países membros da África Austral está no topo da agenda da quadragésima Cimeira de Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que terá lugar na segunda- feira em Maputo.

O Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação O Pedro Comissário disse em conferência de imprensa que os ataques armados não só ameaçam a paz e segurança do país, como também o desenvolvimento da região da África Austral. (RM)

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *