ISCTAC produz álcool gel com padrões internacionais

O Instituto de Ciência e Tecnologia Alberto Chipande, ISCTAC, convocou a imprensa neste domingo para anunciar que uma equipa desta instituição de ensino superior, com sede na Beira, composta por especialistas em saúde pública e Química geral, esta a produzir álcool gel no seu laboratório multi-uso, há cerca de uma semana, com níveis exigidos pela Organização Mundial da Saúde.

Com esta iniciativa o ISCTAC pretende ajudar a colmatar a escassez deste produto no mercado nacional, que esta sendo muito procurado para a prevenção da COVID-19. O álcool gel do ISCTAC será testado ainda esta semana pelas autoridades competentes.

Os primeiros litros serão entregues as comunidades da cidade da Beira e do distrito do Búzi, uma acção que contará a supervisão do governo.

“O álcool gel que estamos a produzir deverá beneficiar em primeiro plano as comunidades e as unidades de saúde mais carenciadas, da cidade da Beira e do distrito do Búzi, numa acção que será coordenada pelo governo através do sector de saúde.

Escolhemos Beira e Búzi porque foram as zonas que mais sofreram, há cerca de um ano, com os efeitos combinados de ventos fortes e chuvas, relacionados com o ciclone Idai. Muitas das comunidades que residem nestas áreas continuam muito carenciadas”. – explicou Júlio Taimira, vice-reitor do ISCTAC.

O ISCTAC indicou que numa primeira fase, serão produzidas duas mil unidades de 50 mililitros cada em 30 dias, que não serão comercializados.

“O nosso objectivo neste momento é ajudar as pessoas a se prevenirem desta doença que infelizmente ainda não há medicamentos para trata-la. O nosso foco não é comercial. É assumir aquilo que é a nossa responsabilidade social e dar apoio a aqueles que precisam neste momento difícil. Queremos dar “mão” a aqueles que precisam efetivamente de apoio”.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *