Praias de Inhambane vão passar a minas de areias pesadas

As famosas praias de Inhambane estão a ser disputadas entre turistas e mineradoras. Essas praias são “um dos mais atraentes depósitos de areias minerais não desenvolvidas do mundo”, de acordo com David Archer, diretor executivo (CEO) da empresa britânica Savannah Recursos. Em parceria com a Rio Tinto, Savannah recebeu este ano 400 km2 de área (equivalente a um quarteirão de 20 km de cada lado), em praias de Inhambane, nas quais dunas de areias vão ser usadas para extrair titânio (principalmente para fazer tinta branca) e zircão (usado na fundição, bem como barras de combustível nuclear, conversores catalíticos de combustível e na purificação de água e ar).

A Savannah se candidatou a outros 138 km2 na mesma zona. A concessão inclui 20 km da principal estrada N1 norte-sul entre Inharrime e Jangamo. Esta é uma área costeira de praias e lagoas. Existem em Moçambique outros três mineradores de areias pesadas com operações. A mineradora irlandesa Kenmare foi a primeira e está minerando na costa mais ao norte, em Moma, Nampula, desde 2007, onde produz 7% do titânio do mundo. As operações de mineração de areias pesadas da mineradora chinesa Haiyu estão peneirando as dunas costeiras em Angoche, Nampula, desde 2011.

A Amnistia Internacional em 2018 disse que a Haiyu alterou a paisagem costeira tão severamente e foi a responsável pelos danos causados ​​pelas inundações em 2015, que destruíram 48 casas. A Haiyu foi acusada de demolir dunas de areia, limpar a vegetação, despejar resíduos de mineração em pântanos e enterrar duas grandes lagoas e os cursos de água que ligavam as lagoas ao mar. Os pescadores ao longo da costa perderam seus meios de subsistência. O Ministério das Relações Exteriores da China negou a acusação.

A Haiyu quer abrir agora uma nova mina perto de Vilanculo, em Inhambane. A empresa chinesa Dingsheng Minerals, propriedade da Anhui Foreign Economic Construction, iniciou a mineração de areias pesadas em Chibuto, em Gaza, em 2017, e espera processar 100.000 toneladas de areia por dia. A concessão é de 100 km2 e 1500 famílias terão que ser reassentadas. Já foram emitidas licenças de prospecção de titânio para toda a costa de Pemba, em Cabo Delgado, e ao longo da costa ate o rio Zambeze. A MRG Metals britânica também quer uma área de mineração de 20 km² perto da vila de Koka Missava, Gaza, numa importante zona agrícola.  (Carta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *