Aprovada subida do preço do “chapa” em Maputo
Preço de transporte deverá subir de 7 para 10 meticais e de 9 para 12 meticais na cidade de Maputo
O preço do transporte deverá subir de 7 para 10 meticais e de 9 para 12 meticais, na cidade de Maputo. A proposta de revisão da tarifa foi aprovada, hoje, pela Assembleia Municipal de Maputo.
A revisão da tarifa dos transportes foi submetida à Assembleia Municipal pela edilidade de Maputo, propondo o aumento dos actuais 7 para 12 meticais, para distâncias iguais ou inferiores a 10 quilómetros e de 9 para 15 meticais para distancias superiores a 10 km e inferiores a 20 km.
Justificando a situação económica, a Assembleia Municipal baixou a proposta das novas tarifas de 7 para 10 meticais e de 9 para 12 meticais respectivamente.
A proposta foi levada ao debate pelo organismo, mas o seu teor não reuniu consenso. O MDM defende que não deve haver reajuste porque as condições de vida dos munícipes deterioraram-se.
Já a Frelimo diz que sim ao reajuste e justifica que a subida vai criar condições para melhorar a qualidade e disponibilidade de transporte. No fim, a maioria da Frelimo aprovou a proposta.
A entrada em vigor da nova tarifa está dependente da chegada do lote de autocarros prometidos pelo Governo, cuja previsão é até Dezembro deste ano. A última vez que a tarifa foi revista foi em 2012 quando subiu de cinco para sete meticais e de sete para nove meticais.
O Conselho Municipal diz que vai continuar a negociar com o sector privado para encontrar a melhor saída para melhorar a qualidade no transporte na cidade de Maputo. Reagindo a tarifa aprovada, o vereador de Transportes, João Matlombe referiu que a tarifa em discussão está muito abaixo de cobrir os custos operacionais.
O País