Saiba porquê Ferrão foi exonerado

Pode parecer piada, mas não é. A competência é um dos piores defeitos. Ser competente, neste país, é um pecado capital, sobretudo no Governo da Frelimo. Basta ser um indivíduo competente para sofrer ostracismo, o dos mais mórbidos que se tem registo. Na verdade, a Frelimo já vem nos habituando com a sua falta de bom senso desde a Independência Nacional. Aliás, não é novidade para os moçambicanos que o Governo da Frelimo tem vindo a colocar indivíduos de competência duvidosa em cargos de direcção.

Não é preciso de um olhar clínico para perceber a horda de incompetentes que abundam na Função Pública ou no Aparelho do Estado. Desde Ministros a Governadores provinciais, passando pelos Presidentes de Conselho de Administração de empresas públicas ou participadas pelo Estado, até à própria liderança do partido e ao simples chefe de um Posto Administrativo.

O Presidente da República é, neste momento, o promotor-mor da incompetência. Aliás, no auge da sua incompetência, recentemente, nomeou uma senhora sem experiência e competência conhecida para um dos ministérios estratégicos e vitais para a saúde económica do país, afastando um indivíduo com larga experiência e bastante competente. Quando parecia que o Chefe de Estado havia esgotado a demonstração da sua incompetência, eis que esta semana surpreendeu os moçambicanos com mais uma das suas estupidezes: a exoneração do ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão.

O pecado de Ferrão é ter sido um ministro extremamente competente. O Governo da Frelimo não gosta de competentes. É de senso comum o prestimoso e visível trabalho que ele vinha fazendo naquele ministério. Jorge Ferrão imprimiu uma nova dinâmica na Educação, um sector que era tido com um dos piores, principalmente no que diz respeito ao seu funcionamento.

Acantonar Ferrão na Universidade Pedagógica (UP), como reitor da mesma, é um incruento castigo que se pode dar a uma figura competente. Isto não significa que a UP seja instituição de quinta, sem nenhum prestígio, pelo contrário, Jorge Ferrão merecia outra sorte. É sabido o contributo que ele deu para o crescimento da Universidade Lúrio e espera-se que venha fazer o mesmo com a UP. Mas é preciso entender que a UniLúrio não era tudo aquilo que o Ferrão deixava os meios de comunicação social reportarem. Na verdade, a UniLúrio era Jorge Ferrão, e bastou este sair para se ver os pés de barro que sustentavam a Universidade. A UniLúrio, se fosse uma instituição privada, já teria declarado falência, devido às elevadas dívidas (na sua maioria contabilisticamente injustificáveis) contraídas no reinado de Ferrão. Hoje, a Universidade anda de rasto e sem credibilidade nos seus credores, e procura a todo custo se reinventar.

É, portanto, ilusório pensar que Jorge Ferrão irá dar uma outra imagem à UP. A pasta de ministro da Educação e Desenvolvimento Humano parecia a sua praia, até porque é notório o brilhante trabalho que fez ao longo dos sensivelmente dois anos.

 (Verdade)

23 comentários

  1. E verdade estou de acordo com imformacao acima anuciado, dizer que os bons nao dura no governo da Frelimo mais sim os curruptos levam muito tempo para puder enxer os seus bolsos

  2. O texto citado acima chega a ser contraditório com a passagem por mim citada, agradecia que revessem a matéria por favor.
    “A UniLúrio, se fosse uma instituição privada, já teria declarado falência, devido às elevadas dívidas (na sua maioria contabilisticamente injustificáveis) contraídas no reinado de Ferrão. Hoje, a Universidade anda de rasto e sem credibilidade nos seus credores, e procura a todo custo se reinventar.”

  3. O texto citado acima chega a ser contraditório com a passagem por mim citada, agradecia que revessem a matéria por favor.
    “A UniLúrio, se fosse uma instituição privada, já teria declarado falência, devido às elevadas dívidas (na sua maioria contabilisticamente injustificáveis) contraídas no reinado de Ferrão. Hoje, a Universidade anda de rasto e sem credibilidade nos seus credores, e procura a todo custo se reinventar.”

  4. É incrível o quão a Frelimo nos governa. Coloca cegos para conduzirem grandes tréns. Mas em fim, como querem roubar a vontade e qualquerizar o ensino mais que o que está. Oxalá que o Reitor não reenvente saias compridas e uniforme para os estudantes da UP. Kkkkkkkkkk

    Cordiais saudações.

  5. Lamento o que esta a contecer neste meu país
    Governante ja perdeu visão de ver so ficaram com visão de ódio mentira e roubo lamentávelmente,do um país subdesenvolvimento.
    O maio pecado deste Governo que cometeu foi na entrada do Partido Frelimo de Declarar ao mundo que Deus não existe,torturou os Muçulmanos,Mesquita fechadas,entrou vinho nas Mrsquitas,os seus drigentes entraram nas Mesquitas com sapatos.
    Nunca se rependeram para irem ao publico pedir desculpa,nos dias de eid ulfirtra vam no campo do eid se que tenha aboluzao.

  6. Prometo a partir de hoje não pensar mais alto… Ha coisa de duas semanas comentei com um grupo de amigos que o Jorge Ferrao era unico ministro a destacar-se e que realmente estava a trabalhar e disse que se fosse na epoca do tio patinhas iriam exonera – lo como fizeram como foi o Aires Aly, quando foi primeiro ministro. Mas upss acho que o tio patinhas nao gostou comentario e MANDOU o puto N executar as suas ordens!!!!

  7. Este PR gosta de pessoas que nao o enfretam dizendo a verdade, pessoas com ideias/sugestoes contrarias para ele nao e bom.E so ver os incopetentes estam a ganhar terreno nos cargos que ele mesmo nomeia.

    Sr PR, as criticas construtivas sao boas.

  8. O que você escreveu aí contradiz o cabeçalho, se é campanha política que quer fazer faça-a em forum próprio, não acoberte em nome de um portal.
    Ter feito mudanças drásticas não implica ter posto o sector da educação mais dinâmico,qual foi o impacto das políticas ditatoriais desse Senhor no campo da educação?

  9. Realmente, conheci a figura do Professor Dr Ferrao, na Universidade Lurio, foi atraves dele que a Unilurio conquistou lugares de privilegio a nivel internacional. Hoje estou sem palavras, pos nao duvido da personalidade deste grande homem.

  10. É possível que o imposivel seja possível. É possível que esteja assumir as características de um missionário, o missionário não pode estar preso no mesmo lugar. O superior dele lhe mandou para novos desafios, enfrentar pessoas do seu nível, para se perceber até que ponto sabe dialogar.
    Quem sabe ele tem a missão de conduzir a descentralização da up como é do conhecimento de todo mundo. Precisa a UP de um homem capaz de aglutinar as varias tensoes e conflitos necessarios dentro do desmembramento da UP. Sao hipoteses.haver famos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *