Maputo acolhe Workshop sobre “Financiamento às Energias Renováveis”

Segundo um comunicado emitido pelo MIREME, a Cidade de Maputo acolhe um Workshop que visa discutir financiamento às energias novas e renováveis.

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) através do Fundo de Energia (FUNAE), em coordenação com a IRENA – Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), realizam esta segunda – feira , 21 de Novembro as 8 e 30 horas no Hotel Southern Sun (antigo Holiday Inn) um Workshop sobre “ Mecanismo de Financiamento às Energias Renováveis”.

A Ministra dos Recursos Minerais e Energia Letícia Klemens é quem procederá a cerimónia de abertura deste evento que terá duração de três dias e que contará para além de Moçambique com delegações  da Àfrica do Sul, Lesotho, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi e Tanzania.

Condições do mercado financeiro com ênfase na dinâmica futura do investimento em energias renováveis em Moçambique; Identificação de possíveis acções para os principais decisores e instituições financeiras internacionais que possam mobilizar investimentos para ligação à rede das energias renováveis no país; determinar as condições para engajamento de instituições financeiras locais para o financiamento às energias renováveis; Identificação e análise dos principais riscos com apoio dos diversos participantes e articulares as ferramentas de mitigação que possam ajudar na atracção do capital do sector privado para o país de uma forma economicamente eficiente de entre outros serão os temas serem abordados.”

Moçambique tem dado passos significativos no âmbito das energias novas e renováveis. Hoje, cerca de 4.6 milhões de consumidores que beneficiam de energia através de fontes renováveis, o que corresponde a 18.5 por cento da população. A entrada em funcionamento da fábrica de painéis solares em Beluluane na Província de Maputo, o mapeamento das energias renováveis o que permitiu a edição do Atlas das Energias Renováveis de Moçambique, bem como a construção de três centrais solares foto-voltaicas na província do Niassa, contribuindo com 1.5 MW no aumento da expansão do uso das energias renováveis no País mostram o engajamento do governo com vista a massificação do uso de energias renováveis. (X)

reno2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *