Mais cinco bancos poderão fechar as portas em Moçambique – diz CIP

O Centro de Integridade Pública (CIP) diz que, pelo menos, outros cinco bancos moçambicanos estão na mesma situação que a do extinto Nosso Banco, e alerta para o agravamento das condições da banca comercial em Moçambique, nos próximos tempos.

Segundo o CIP, trata-se do Capital Bank, Banco ABC, Ecobank Moçambique, Banco Mais Moçambique e o United Bank of Africa (UBA).

Para Celeste Banze, investigadora daquela instituição de promoção da transparência e boa governação, está-se numa situação difícil, sublinhando que este clima de incertezas “faz-nos crer que o cenário poderá piorar nos próximos tempos“.

Em menos de dois meses, um banco foi extinto e outros dois foram intervencionados pelo Banco Central, gerando um clima de incertezas no sector bancário.

A economista Banze apresentou à VOA alguns indicadores que mostram que, provavelmente, existam outros bancos em situações complicadas.

Ela disse que uma informação do próprio Banco Central sobre os indicadores da solidez financeira do sector bancário de 2009 a 2015 mostra que em 2009, o nível do empréstimo mal parado, pelos empréstimos brutos, estava a 1.8, e em Setembro de 2015, situou-se em 4.3.

Destacou que “isto significa que os empréstimos mal parados ao nível do mercado estão a aumentar, sendo as causas a depreciação do metical e a queda do Produto Interno Bruto (PIB)“.

(macua.blogs.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *