“A guerra acaba de começar”: diz líder de Boko Haram para Donald Trump.
O líder do grupo jihadista Boko Haram reagiu à eleição de Donald Trump à Casa Branca com um aviso de que “a guerra acaba de começar” contra o Ocidente.
“Não se deixe levar por pessoas como Donald Trump e a coalizão global lutando contra nossos irmãos no Iraque, Síria, Afeganistão e em toda parte“, disse Abubakar Shekau em uma mensagem de áudio postada no YouTube no domingo.
“Permanecemos firmes na nossa fé e não vamos parar“, disse ele na mensagem de uma hora.
“Para nós, a guerra acaba de começar.”
Boko Haram está levando a cabo uma revolta de sete anos de idade contra o estado nigeriano que já matou mais de 20 mil pessoas, com a insurgência derramando sobre as fronteiras da nação da África Ocidental em estados vizinhos.
Boko Haram, que no ano passado prometeu aliança com o grupo do Estado Islâmico, está no poder de uma luta pelo poder desde o final do ano passado.
O alto comando do IS disse em Agosto que Shekau tinha sido substituído como líder por Abu Musab al-Barnawi, o filho de 22 anos do fundador de Boko Haram, Mohammed Yusuf.
Shekau afirma que ele ainda está no comando, no entanto, como facções rivais disputam o controle.
Durante uma visita à Nigéria em Agosto, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, congratulou o governo por recuperar partes do território e libertar milhares de reféns de Boko Haram, enquanto advertia contra o uso de força excessiva para combater extremistas.
(enca)