A polícia moçambicana deteve na província de Nampula, norte do país, duas pessoas na posse de 4.400,00 meticais em notas falsas, da série lançada em junho.
“Os indiciados foram detidos no dia 21 de julho, no bairro Murrapaniua (…). Eles são acusados pelo tipo legal de crime de contrafação de moeda”, disse Rosa Chaúque, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula.
Os dois homens, com idades entre 24 e 27 anos, foram detidos quando tentavam fazer compras num estabelecimento comercial local, referiu a porta-voz.
Segundo Rosa Chaúque, o proprietário do estabelecimento foi quem chamou a polícia ao aperceber-se que o dinheiro era falso.
De acordo com a polícia, as oito notas falsas de 1.000, 500 e 200 meticais eram da nova série da moeda moçambicana.
Moçambique introduziu em 16 de junho uma nova série de notas e moedas de metical, que circulam em conjunto com as emitidas desde 01 de julho de 2006.
O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, explicou na altura que a “Série 2024” beneficiou dos avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos na área de impressão de notas e cunhagem de moedas e que as novas notas e moedas do metical são dotadas de elementos de segurança modernos e integram componentes que facilitam e melhoram a identificação das várias denominações por pessoas com deficiência visual. (Lusa)