Moçambique marca presença histórica na maior feira de tecnologia da Europa

Providos de uma solução tecnológica de inteligência artificial que promete revolucionar o sector da saúde em Moçambique e em outras geografias mundiais com desafios semelhantes, inovadores nacionais participam, a partir de amanhã (22 de Maio), da VivaTech – a maior feira de tecnologia da Europa.

A decorrer até ao dia 25 de Maio corrente, a oitava edição da VivaTech vai reunir entidades globais líderes na inovação e tecnologia, com a presença de milhares de participantes, oriundos de vários quadrantes do mundo.

Assim, a VivaTech acaba por se converter num palco universal para que Moçambique, representado pela Startup GALENICA.ai, apresente esta solução tecnológica denominada “APOIO” – um HealthBot de inteligência artificial (IA) desenvolvido no âmbito de uma parceria entre moçambicanos e uma empresa especializada em AI/ML sediada nos Estados Unidos da América.

Concebido para responder aos complexos desafios relacionados com o acesso aos recursos humanos, materiais e infraestruturais do sector da saúde, em África, o APOIO permite acesso a informação e responde às várias necessidades sanitárias, sejam elas físicas, emocionais ou mentais dos seus utilizadores e/ou familiares, com o potencial de melhorar generalizadamente a saúde das populações. O aplicativo oferece análises interativas e personalizadas relativamente aos vários sintomas e patologias, encaminhando, sempre que necessário, o paciente ao médico.

A título de exemplo, só com a câmara do telemóvel, o APOIO permite medir os sinais vitais do paciente, avaliando a tensão arterial, a frequência cardíaca, frequência respiratória e o nível do oxigénio.

Ademais, o APOIO presta igualmente ajuda particular aos jovens e adolescentes no que toca ao bem-estar, respondendo às preocupações de saúde mental e no combate às doenças sexualmente transmissíveis.

Trata-se, na verdade, de uma solução com o poder de minimizar a pressão imposta às unidades sanitárias, ao mesmo tempo que facilita o acesso, 24 horas por dia, aos cuidados de saúde, principalmente para os moçambicanos que residem à distância de quilómetros da ajuda médica profissional.

De acordo com o co-fundador da GALENICA.ai, Gerry Marketos, o APOIO não substitui o sistema sanitário convencional, uma vez que, através do APOIO, os utilizadores também podem agendar consultas virtuais e presenciais com os profissionais de saúde.

“O aplicativo foi desenvolvido para auxiliar países com serviços de saúde que enfrentam dificuldades, como acesso limitado a instalações médicas e baixo conhecimento da população em relação à saúde preventiva. O papel do APOIO não é substituir o Sistema Nacional de Saúde ou a profissão médica, mas sim apoiá-los e complementá-los. A sua função é dar acesso a informações e conselhos sobre tratamentos domiciliares e estabelecer a ligação entre os utentes e os profissionais de saúde”, Afirmou.  

“Com o rápido crescimento da população, um país vasto e um sistema de saúde sobrecarregado, a procura de informações básicas de saúde, avaliação e aconselhamento sobre tratamentos em casa, quando aplicável, é grande e crescente. O desafio é ajudar os utilizadores que não têm conhecimentos e que precisam de aceder a informações para evitar que um pequeno problema se torne grave”. disse Marketos acrescentando que o APOIO tem, inclusive, a capacidade de compreender e organizar textos que apresentem erros ortográficos por terem sido escritos num estado de agonia ou aflição do redactor.

Paralelamente à componente escrita, o APOIO também contempla a funcionalidade oral, permitindo que os utilizadores possam fazer perguntas usando o microfone do seu telemóvel. O aplicativo responde igualmente em áudio, através de um mecanismo de leitura da resposta, adequável para português e inglês. Espera-se que, com a efectiva implementação da tecnologia, no país, mais línguas sejam integradas no aplicativo.

Para além dos amantes da tecnologia e da inovação, a VivaTech contará com a participação de decisores, políticos, líderes empresariais e investidores que buscam na conferência soluções diversas para os dilemas individuais e colectivos.

A participação da GALENICA.ai na VivaTech transmite um importante sinal para os players mundiais do sector, ao colocar Moçambique entre os países que estão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, buscando soluções para os diversos problemas que apoquentam a população mundial.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Content Protection by DMCA.com