Eleições-2024: Inscritos cumulativamente 16.649.373 potenciais eleitores, correspondente a 102.66% dos 16.217.816 previstos

mz eleicoes imagem geral 0 750x375 2

Os últimos desenvolvimentos das actividades preparatórias das Sétimas Eleições Gerais – Presidenciais Legislativas e das Quartas dos Membros das Assembleias Provinciais e de Governador de Província, marcadas para 09 de outubro do ano em curso.

  1. INSCRIÇÃO DOS PROPONENTES

No passado dia 07 deste mês de maio terminamos a fase de inscrição de proponentes para estas Sétimas Eleições Gerais – Presidenciais Legislativas as Quartas dos Membros das Assembleias Provinciais e de Governador de Província, uma etapa que arrancou a 22 de abril, tendo observado uma duração de 15 dias.

Neste domínio, a CNE recebeu e deferiu a inscrição de 43 formações políticas que manifestaram interesse em participar na corrida eleitoral do presente ano, depois da verificação minuciosa dos documentos dos proponentes para apurar a sua veracidade, originalidade e semelhança de símbolos. São eles os proponentes:

ORDEM DE INSCRICAO NOME DO PARTIDO SIGLA
1  

Partido Povo Optimista para o desenvolvimento de Moçambique

  

PODEMOS

2  

Partido Ecológico de Moçambique

 

PEMO

3  

Partido Humanitário de Moçambique

PAHUMO
4  

Movimento de Reconciliação de Moçambique-

MRM
5  

Movimento Democrático de Moçambique-

MDM
6 Partido Movimento Patriótico para Democracia MPD
7 Partido Nacional de Moçambique Centro de Reflexão Democrática PANAMO-CRD
8 Partido Movimento Nacional para a Recuperação da Unidade Moçambicana- MONARUMO
9 Partido de Justiça Democrática de Moçambique- PJDM
10  

Partido da União para a Mudança

UM
11  

Partido da União dos Democratas de Moçambique

UDM
12 Partido de Reconciliação de Moçambique- PAREDE
13 Partido Resistência Nacional Moçambicana- RENAMO
14  

Partido do Progresso do Povo de Moçambique

PPPM
15 Partido Movimento da Juventude para Restauração da Democracia MJRD
16 Partido de Unidade Nacional PUN
17 Partido de Liberdade e Desenvolvimento PLD
18 Partido de Liberdade e Desenvolvimento PARENA
19  

Partido da Ampliação Social

PARESO
20 Partido Os Verdes de Moçambique PVM
21 Partido do Progresso Liberal de Moçambique- PPLM
22 Partido Congresso dos Democratas Unidos CDU
23  

Partido União Nacional Moçambicana

UNAMO
24 Partido Ecologista Movimento da Terra PEC-MT
25 Partido Acção de Desenvolvimento Unido para Salvação Integral- 

Partido Democrático Liberal de Moçambique

AMUSI
 

26

 

Partido Democrático Liberal de Moçambique

PADELIMO
27  

Partido Trabalhista

PT
28 Partido da União para Reconciliação 

 

PUR
29  

Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento

PDD
30  

Coligação Aliança Democrática-

CAD
31 Partido Revolução Democrática RD
32 Partido Nacional dos Operários e Camponeses PANAOC
33 Partido para o Desenvolvimento de Moçambique- PDM
34 Partido Popular Democrático Moçambique PPD
35 Partido Nova Democracia ND
36  

Partido Frente de Libertação de Moçambique

FRELIMO
37 Partido de Reconciliação Democrática Social PRDS
38 Partido da Ampliação Social PASOMO
39  

Partido Movimento para Desenvolvimento e Reconciliação Nacional

MDR
40  

Partido Republicano Unido de Moçambique

PRUMO
41 Associação para o Desenvolvimento da Criança e Jove, na Comunidade ACRIAJUDA
42 Associação dos Deficientes Moçambicanos ADEMO
43 Associação Olompa ASO

 

 

  1. Apresentação das Candidaturas

 

Tendo a CNE aprovado e deferido as propostas de inscrição dos proponentes, bem como as designações dos respectivos mandatários, as formações políticas aceites deverão, a partir de Segunda-Feira, dia 13 de maio corrente, submeter as suas candidaturas para a eleição de Deputado da Assembleia da República e Membros das Assembleias Provinciais e de Governador de Província. A Submissão de candidaturas terá a duração de 30 dias, conhecendo o seu término no dia 10 de Junho de 2024. A recepção e verificação dos processos decorrerá no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano das 07h30 às 15h30.

Nas províncias a submissão deverá ser feita nas comissões provinciais de eleições.

Com efeito, são chamadas todas as formações políticas que se inscreveram e que foram aceites pelos Órgãos da Administração e Gestão Eleitoral, a apresentarem atempadamente as suas candidaturas para evitarem constrangimentos de última hora.

Gostaríamos de aproveitar este ensejo para dizer que os proponentes não precisam ter todos os círculos eleitorais completos para só aí apresentarem as candidaturas. À medida que vão tendo um ou mais círculos com as candidaturas completas, queiram vir depositar, pois isso não só facilitará o trabalho como irá ajudar a evitar as enchentes de última hora e os constrangimentos daí advientes.

 

  1. Actualização sobre o Recenseamento Eleitoral
    • Prorrogação do Recenseamento Eleitoral em Quissanga e na Tanzânia

 

O Conselho de Ministros, sob proposta da Comissão Nacional de Eleições, fixou o período de 1 a 15 de maio para a realização do recenseamento eleitoral em Quissanga e prorrogou por mais sete (7) dias o período de realização do recenseamento eleitoral na República Unida da Tanzânia, através do Decreto n.º 24/2024, de 25 de Abril.

A prorrogação do período de recenseamento eleitoral na Tanzânia deriva do arranque tardio deste processo neste país devido a demora da chegada dos Mobile ID.

A fixação do novo período de recenseamento eleitoral em Quissanga, como sabeis, deve-se ao clima de insegurança que se vivia neste distrito quando decorria o processo nos restantes distritos.

  • Distrito de Quissanga

Neste distrito, a Comissão Nacional de Eleições aprovou a constituição de 19 brigadas no distrito de Quissanga. Dado o clima de insegurança que se vive neste distrito só estão criadas as condições de segurança para o funcionamento de 15 brigadas. Devido a problemas de ordem logística o recenseamento eleitoral só arrancou no dia 2 de maio, em 13 brigadas das 15 brigadas em condições de funcionamento neste distrito. No dia 3 de maio todas as 15 brigadas entraram em funcionamento.

  • Dados do Recenseamento Eleitoral em Quissanga e na Tanzânia

Em Quissanga Os dados mais actualizados do recenseamento eleitoral apontam para a inscrição de 5.211 eleitores dos quais 2.651 de sexo masculino e os restantes 2.560 do sexo feminino. Esta cifra representa 18.01 % da projecção estimada em 28.930 potenciais eleitores. Estes dados não correspondem à totalidade das brigas em funcionamento devido aos problemas de comunicação.

No geral os índices de registo diário apresentam uma tendência crescente no período do decurso do recenseamento eleitoral. Este crescimento está associado à colocação das brigadas e à familiarização com os equipamentos pelos brigadistas.

  • Na Tanzânia

O recenseamento eleitoral na Tanzânia conheceu uma prorrogação. Durante este período, foram inscritos 1.184 eleitores, sendo 573 homens e 611 mulheres. No total na Tanzânia foram inscritos 32.614 eleitores o que corresponde a 103,83 % da previsão estimada em 31.412.

  • Dados actualizados no resto do país e no estrangeiro
  1. Recenseamento Eleitoral na Diáspora

O processo iniciou-se a 30 de março último, com a previsão de inscrição de 279.685 eleitores, tendo sido inscritos 330.119 dos quais 212,143 do sexo masculino e 117.976 feminino, o que corresponde a 118,03%.

No estrangeiro, o recenseamento eleitoral decorreu nos países que integram os círculos eleitorais de África e Resto do Mundo (África do Sul, ESwatini, Malawi, Zimbabwe, Zâmbia, Tanzânia, Quénia, Portugal e Alemanha).

 

  1. Recenseamento eleitoral no país

Os dados acumulados do recenseamento eleitoral 2023/2024, indicam que os Órgãos da Administração e Gestão Eleitoral inscreveram no presente ciclo eleitoral, cumulativamente, 16.649.373 potenciais eleitores, correspondente a 102.66% dos 16.217.816 eleitores previstos, segundo a projecção fornecida pelo Instituto Nacional de Estatística- INE.

Como temos referido, deste número acumulado, 8.725.314 eleitores foram inscritos em 2023, nos distritos com autarquias locais, para responder às eleições autárquicas que tiveram lugar no dia 11 de outubro de 2023. Enquanto, 7.492.502 eleitores foram inscritos nos cadernos eleitorais do presente ano. Dos eleitores inscritos no presente ano 3.757.435 são do sexo masculino e 4.166.624 são do feminino.

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *