Venâncio Mondlane felicita o Presidente eleito do Senegal Bassirou Diomaye Faye: “É uma eleição que abre as portas para uma verdadeira transição geracional”

O Deputado e candidato à presidência da RENAMO, Venâncio Mondlane felicitou ontem (01.04) através de um vídeo publicado na sua página do Youtube, o Presidente eleito do Senegal Bassirou Diomaye Faye, mais conhecido por Diomaye que significa “o honrado” e que toma posse nesta terça-feira (02.04) como o 5º Presidente do Senegal e o mais jovem dirigente a assumir aquela pasta desde a independência de Senegal sobre a França em 1960.

“Eu chamo-me Venâncio Mondlane. Eu sou um activista e deputado na Assembleia da República de Moçambique. Essa mensagem de hoje é uma mensagem especial para Sua Excelência Bassirou Diomaye Faye, pela eleição ao cargo de Presidente do Senegal, um País africano extremamente promissor e de uma grande potencialidade. Esta eleição é uma eleição histórica. É uma eleição magnífica e que abre as portas para a verdadeira transição geracional, passamos da geração da independência formal para a geração da independência real. Da independência económica. Da independência política. Da independência cultural, porque não, se calhar da independência intelectual”, disse Mondlane.

Prosseguindo, Venâncio Mondlane afirmou, “eu creio que vai ser uma janela que vai mostrar as possibilidades do renascimento dos valores que nos foram ensinados pelos nossos avós sobre a essência da africanidade. Essa eleição traz consigo também uma agenda que foi apresentada por Sua Excelência Bassirou Diomaye Faye que é o combate à corrupção e a distribuição equitativa dos generosos recursos que Deus concedeu à África. Estávamos ansiosos por esta agenda.”

Em forma de conclusão, Venâncio Mondlane avançou que “também ora por si Sua Excelência Bassirou Faye. Oro por Senegal. Oro por esta geração jovem que a está a trazer está nova face de África para que Deus conceda muita sabedoria, muita coragem, extrema determinação para manter acesa está chama que quer mostrar a verdadeira face da África e a sua verdadeira glória. Muito obrigado, muitos parabéns.”

 

De referir que Bassirou Diomaye Faye é um político pertencente à um partido da oposição Senegalesa, de 44 anos e que chegou ao poder depois de ter vencido às eleições 10 dias depois de sair da prisão engendrada pelo governo do Presidente cessante Macky Sall que tudo fez para adiar o processo eleitoral, até que o Tribunal Constitucional do Senegal interveio e repôs a legalidade. Em Moçambique, Venâncio Mondlane é o primeiro político na oposição que felicita à eleição de Diomaye, depois do Presidente da Frelimo e de Moçambique, Filipe Nyusi ter o feito. (Omardine Omar)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *