Sucessão na Frelimo: “Há um elefante nesta sala que é a eleição, a sucessão do poder. O partido está demasiado atrasado […]” – Óscar Monteiro

O veterano da Luta de Libertação Nacional e membro da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Óscar Monteiro partiu a loiça nesta quinta-feira (04.04) durante a reunião da ACLLN. No seu estilo característico, Óscar Monteiro questionou o plenário e os participantes porquê de não se estar a discutir o essencial naquela reunião magna dos veteranos da Luta de Libertação.

“Camarada Presidente, esta agenda toca questões internas e organizativas da nossa associação e esses pontos têm sido debatidos de tempo em tempo, mas não podem ignorar as questões mais importantes que o País está a enfrentar. Permitam-me a expressão de outros: há um elefante nesta sala que é as eleições. A sucessão do Poder. Estamos demasiados atrasados e arriscamos a vitória se continuarmos nesse caminho”, rematou Óscar Monteiro.

Prosseguindo, Monteiro disse que “a sociedade também tem outra expectativa sobre esta reunião. Infelizmente o nosso Comité Central não se tem mostrado à altura, permita-me dizer com a mesma franqueza com que devemos falar e que deve nos caracterizar durante esta reunião. Então, o que eu proponho é que nos enderecemos ao problema principal que se põe no nosso País que é a designação do processo de sucessão do Camarada Presidente Jacinto Nyusi […].”

Reagindo ao embaraço causado, Filipe Nyusi disse que agenda do Comité Central não está fechada e continua aberta, havendo a possibilidade de se incluir novos pontos de interesse nacional como a questão da sucessão na liderança desta formação política ou combate ao terrorismo que se faça.

Entretanto, durante a intervenção do membro do CC, Óscar Monteiro, os Jornalistas foram impedidos de continuar a fazer a cobertura da intervenção, tendo inclusive as câmeras de televisão e os microfones desligados como forma de impedir que a mensagem chegasse na plenitude, um acto infrutífero, uma vez que o público acabou acompanhando os poucos minutos de intervenção do renomado veterano da Luta de Libertação Nacional, Óscar Monteiro. (Omardine Omar)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *