O impacto da guerra é claro nos dados de recenseamento de Cabo Delgado, publicados ontem. Os números de recenseados mais elevados registam-se em Ibo, Pemba, Metuge e Mueda, locais que acolhem um número elevado de deslocados. Muitos perderam os seus documentos quando fugiram e estarão ansiosos por obter um cartão de eleitor como documento de identificação.
A maioria das pessoas fugiu de Palma e de Mocimboa da Praia, locais onde os números de recenseamento são baixos. Este facto sugere que muitas pessoas ainda não regressaram às suas zonas de origem.
Os distritos de Macomia, Muidumbe e Quissanga, afectados pela guerra, apresentam números de recenseados muito baixos.
Em Janeiro, a OIM – NU Migração registou 542.535 pessoas deslocadas, das quais 49% (265.842) são adultos em idade de votar. Os distritos que albergam o maior número de deslocados são Pemba (64.445 adultos), Metuge (37.554 adultos), Macomia (37.272 adultos, em grande parte deslocados dentro do distrito) e Mueda (34.593 adultos). Ibo acolhe 8435 adultos, o que, como mostra a tabela, é mais do que a população residente em idade de votar.
As pessoas deslocadas estão a recensear-se onde vivem actualmente, o que explica o elevado número de recenseados. As taxas mais elevadas de regresso foram registadas em Mocimboa da Praia (89.000 adultos) e em Palma (59.376 adultos), ambos com um número de adultos superior ao que o recenseamento indicava como residindo nesses locais. Mas, é evidente que não se registaram.
Mogincual está a 20% da meta
O processo de recenseamento eleitoral continua a decorrer num ritmo aceitável, após a paralisação por um dia, devido as chuva que se faziam sentir em todo o distrito costeiro de Mogincual. Os dados avançados ontem pelo STAE local mostram que já foram recenseados 80% dos eleitores até ontem.
Em termos de números, significa que o recenseamento já abrangeu 41.978 eleitores, correspondentes a um total de 52.439 dos previstos para serem recenseados.
As autoridades eleitorais estão confiantes que a meta poderá ser alcançada nos próximos 10 dias que restam para o término do recenseamento. (Texto: Centro de Integridade Pública)