Moçambique arrecadou 690 milhões de dólares com concessão do Porto de Maputo

A Concessão do Porto de Maputo à Sociedade de Desenvolvimento da infraestrutura (MPDC – Maputo Port Development Company) rendou aos cofres do Estado moçambicano 690 milhões de dólares, segundo o Ministro da Economia e Finanças.

O valor é referente à concessão de Abril de 2023, disse Max Tonela Max, que avançou os dados na quarta-feira, em Maputo, durante a sessão de perguntas ao Governo na Assembleia da República.

“Desde o início da concessão, a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo investiu mais de 835 milhões de dólares americanos, elevando a capacidade de manuseamento do Porto de cinco para 37 milhões de toneladas por ano, permitindo que o Estado se arrecada para seus cofres 690 milhões de dólares americanos”, disse.

Max Tonela disse que com a nova concessão (ou extensão) do Porto de Maputo, prevê-se o aumento da capacidade de manuseio de carga para 54 milhões de toneladas por ano.

Por outro lado, segundo o Ministro, a MCNet permitiu ao Estado arrecadar cerca 4.5 mil milhões de meticais desde a concessão em 2010, com duração de 15 anos. Desde então, a empresa investiu 30 milhões de dólares americanos em equipamento e tecnologia.

No mesmo esclarecimento, Tonela disse que a Kudumba, cuja concessão ocorreu em 2006, o Estado arrecadou cerca dois milhões de meticais, resultantes de um investimento já realizado na ordem de 82 milhões de dólares americanos.

A Mozambique Electronic Cargo Tracking Services (MECTS) tem uma concessão para 30 anos, a contar desde 2019. Para as suas operações, a empresa investiu 20 milhões de dólares americanos e já contribuiu com 95 milhões de meticais para o Estado moçambicano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *