Eleições: “Presidente do Conselho Constitucional chantageou os juízes conselheiros representantes da RENAMO, apesar de (…)”, revelou Ossufo Momade

Foi durante uma Grande Entrevista concedida à TV Sucesso que o Presidente da RENAMO, Ossufo Momade disse de viva voz que apesar do Partido não ficar convencidos “os juízes conselheiros da RENAMO quando queriam assinar as causas do voto vencido foram chantageados pela Presidente do Conselho Constitucional (CC) Lúcia da Luz Ribeiro, que disse caso assim procedesse retiraria todos os municípios conquistados pela RENAMO.”

Segundo Ossufo Momade, a justificação não convenceu o Partido e os moçambicanos porque os Juízes Conselheiros indicados pela RENAMO não consultaram o Partido que poderia ter agido em função desta informação na ocasião. Em resposta, Momade ordenou que os mesmos deixassem as funções porque traíram à causa, mas até aqui ainda não o fizeram.

De acordo com Ossufo Momade, os Juízes Conselheiros da RENAMO foram manobrados. “Porque nós queríamos que eles defendessem a causa, não só a RENAMO, mas o País, a causa. Eles trouxeram a informação de que quando queriam assinar a declaração de voto vencido, a própria Presidente do CC ameaçou-lhes retirar os quatro municípios que estão sob a gestão da RENAMO. Mas não consultaram a decisão, porque a causa é única (…) nós não concordamos com a justificação e ordenamos que eles deixassem o lugar à disposição, mas eles não obedeceram.”

Momade negou as informações de que chegou a negociar os resultados com a Frelimo. “Nunca vamos permitir isso, se a Frelimo tem este projecto, então a RENAMO não alinha (…) não há necessidade, porque estariam a prejudicar a população.” Ossufo Momade reiterou que a RENAMO venceu em mais de 50% dos municípios, mas a Frelimo manipulou os resultados e deu no que deu. Momade entende se Moçambique fosse um País da Ásia ou Europa, a Frelimo teria apenas cinco autarquias, mas como estamos em África a situação é essa onde governa quem perde, na ocasião recorreu ao exemplo de Angola, onde a UNITA venceu mais o MPLA manipulou os resultados e continuou o poder.

Ossufo Momade também refutou que tenha se mantido calado durante as contestações dos resultados, tendo dito que ele através da Comissão Política determinou que deveriam ser realizadas manifestações nas 65 autarquias, onde inclusivamente saiu à rua e a polícia disparou contra os manifestantes na cidade de Maputo e ele deu ordens para que a caravana avançasse. (INTEGRITY)  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *