Diversos países africanos ficam sem internet após falhas nos cabos submarinos

Estão sendo relatadas diversas interrupções na internet de países como África do Sul, Nigéria, Costa do Marfim, Libéria, Gana e Burkina Faso no decorrer desta quinta-feira (14). A causa das falhas nos cabos submarinos não é imediatamente clara.

“Parece haver um padrão no momento das perturbações, com impacto de norte a sul de África”, disse o Cloudflare Radar, ferramento internacional que fornece informações sobre internet.

A conectividade da internet na Costa do Marfim caiu para cerca de 4% na manhã de quinta, segundo a Netblocks, que monitoriza a segurança cibernética e a conectividade à Internet. A certa altura, a Libéria caiu para 17%, enquanto o Benim estava com 14% e o Gana com 25%, de acordo com a Netblocks.

Na África do Sul, a Vodacom, empresa sul-africana de comunicações móveis, disse que “os clientes estão actualmente a enfrentar problemas de conectividade intermitente devido a múltiplas falhas de cabos submarinos”.

Também foi relatada uma falha no sistema de cabos da MainOne, provedora líder de serviços de infraestrutura digital da África Ocidental, que serve o centro comercial da Nigéria, Lagos.

O governo liberiano disse que a interrupção da internet local também foi relatada na manhã desta quinta-feira. Os cidadãos não conseguem acessar a internet básica, bem como às redes sociais, na grande maioria do país.

As transferências bancárias internacionais também foram afetadas, embora as chamadas de voz internacionais sejam limitadas.

A Autoridade de Telecomunicações da Libéria disse que foi causado por um incidente envolvendo o cabo de comunicações submarino da Costa Africana para a Europa (ACE) na Costa do Marfim.

Já na Gana, a Autoridade Nacional de Comunicações (NCA) disse que múltiplas interrupções nos cabos submarinos foram responsáveis ​​pela interrupção.

Nas redes sociais, a Cloudflare publicou que estavam em curso grandes interrupções na Internet na Gâmbia, Guiné, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Benin e Níger. (GAZETA BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *