Na Beira: Ministério da Cultura e Turismo autoriza realização de espectáculos e festas públicas numa altura em que aumentam casos da COVID-19.

Numa altura em que os números de infectados pela nova variante do Coronavírus (Ômicron) vem crescendo de maneira exponencial no país, hospitais superlotados, vários técnicos de saúde infectados, pacientes hospitalizados, o MCT faz vista grossa e autoriza a realização de vários espectáculos e festas públicas na cidade da Beira, perigando dessa maneira a vida dos residentes da urbe e consequentemente uma sobrecarga no Sistema de Saúde.

O número de infecções por COVID-19 continua a disparar em Moçambique. Só nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde (MISAU) notificou 4.947 novos casos positivos. No mesmo período, as autoridades sanitárias registaram oito óbitos em pacientes infectados pela doença.

Uma vez que a nova variante (Ômicron) possa causar a forma leve da doença, ainda significa que muitos pacientes podem ser hospitalizados ou morrer, dizem cientistas. Vale lembrar que a mutação é altamente contagiosa.

A medida esta gerando bastante revolta no seio dos moradores desta cidade e clamam pela intervenção de quem é de direito. A indignação surge pelo facto da variante Ômicron do coronavírus está se espalhando rapidamente em vários países onde foi descoberta, e Moçambique vem quebrando records em termos casos positivos nesta última semana de Dezembro, como é que as entidades competentes admitem um atentado a saúde pública desta magnitude?

Inspectora-Geral da INAE, Rita Freitas

“Agora cabe ao INAE fazer valer seu trabalho” disse um dos moradores da Beira

Importa frisar que por conta da COVID-19, foi criado o decreto 110/2020 de 18 de Dezembro, que prevê a interdição de eventos e espectáculos em locais públicos. O decreto faz uma abertura e prevê que caso aconteçam os promotores deverão submeter um pedido de autorização ao Ministério da Cultura e Turismo ou uma entidade licenciadora onde estiverem inseridos.

A titulo de exemplo, o músico e compositor angolano, Preto Show, se encontra em Moçambique desde a última terça-feira (28), para um grande espectáculo da virada do ano “Réveillon Dos Sonhos” marcado para hoje 31 de Dezembro, no GOLDEN PEACOCK RESORT HOTEL, cidade da Beira, show esse que vai aglomerar muita gente propiciando a propagação nova mutação, assim como vários outros eventos pela cidade.

Estamos perante um caso de dizer que “O NOSSO MAIOR VALOR ‘NÃO’ É A VIDA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *