Acusação contra Paulo Zucula já foi submetida ao tribunal

A Procuradoria-geral da República já submeteu ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo a acusação contra o antigo ministro dos Transportes e Comunicações. Paulo Zucula é acusado de receber subornos da construtora brasileira Odebrecht, no âmbito da construção do Aeroporto Internacional de Nacala.

Em prisão preventiva desde 06 de Junho, Paulo Zucula é acusado de prática de dois crimes, nomeadamente corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais na forma continuada.

Além do antigo ministro dos Transportes e Comunicações, o Ministério Público acusou igualmente o arquitecto Emilliano Finoch, à data dos factos dono da construtora Geo Projectos Construções. Emillinano Finoch também foi detido no início do mês, mas viria a beneficiar de liberdade provisória mediante pagamento de caução no valor de 20 milhões de meticais.

O processo nº 58/11/P/2019 – IP foi aberto na sequência dos subornos que terão sido pagos ao antigo ministro dos Transportes e Comunicações do governo de Armando Guebuza pela construtora brasileira Odebrecht, no âmbito da construção do Aeroporto Internacional de Nacala e do Terminal de Carvão da Beira.

A construtora brasileira Odebrecht admitiu num acordo com o Departamento da Justiça dos Estados Unidos da América ter pago subornos no valor de 900 mil dólares norte-americanos a dirigentes governamentais de Moçambique para a construção do Aeroporto Internacional de Nacala.

Além de Paulo Zucula, outro dirigente que terá beneficiado dos pagamentos indevidos da Odebrecht é Manuel Chang, também foi constituído arguido no mesmo caso. Mas porque o antigo ministro das Finanças encontra-se detido na África do Sul no âmbito das dívidas ocultas, o Ministério Público fez a separação das culpas e aguarda pela sua extradição para deduzir a acusação.

Fonte: O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *