Um pouco de história do futebol Paulista

Um pouco de história do futebol Paulista

O Campeonato Paulista de Futebol, que é mais conhecido como Paulistão, é a competição profissional desse esporte no estado de São Paulo. Organizada pela Federação Paulista de Futebol, desde 1941. A Federação Paulista de Futebol é a liga mais antiga do Brasil, e é realizada sem interrupção desde 1902. O primeiro campeão do torneio foi o  São Paulo Athletic.

Um pouco de história do futebol Paulista

 

O campeão atual é o Palmeiras, vencedor da edição de 2020, quando conquistou seu vigésimo terceiro título na competição. Segundo contagem da Federação Paulista de Futebol, os maiores campeões da competição são: o Corinthians, com 30 conquistas; o Palmeiras com 23 títulos; o Santos, tendo vencido 22 vezes, e o São Paulo com 21 conquistas. Além dos 23 títulos contabilizados pela Federação Paulista, o Palmeiras tem mais dois títulos extras do Campeonato Paulista. A rivalidade entre estes quatro times, que também estão no grupo das maiores equipes do Brasil, está marcada na história desta competição. Outros doze clubes já venceram a principal divisão do futebol paulista ao longo de sua história, que contou com a participação de 102 clubes diferentes.

Curiosidades do Paulistão

-A primeira partida da história do Campeonato Paulista, em 1902, marcou também o primeiro jogo oficial do futebol brasileiro. O duelo foi disputado entre Mackenzie e Germânia, no Parque Antártica, e acabou 2 a 1 para o time mackenzista 

-O atual campeão é o Palmeiras,mas o Corinthians é o maior detentor de títulos paulistas, com 30 taças.

-O maior público de uma partida pelo Campeonato Paulista foi no segundo duelo entre Corinthians e Ponte Preta, pela final do torneio, no ano de 1977. Apesar da derrota para a Macaca, por 2 a 1, o Timão acabou campeão daquela edição da competição e pôs fim ao jejum de 23 anos sem levantar um caneco. 146.082 torcedores acompanharam a segunda partida da série de três. 

-O maior campeão em sequência é o Paulistano, com um tetracampeonato (1916, 1917, 1918 e 1919). O Corinthians, caso seja campeão nesta edição, pode alcançar a mesma meta. O Alvinegro é o atual tricampeão.

-O maior artilheiro de uma única edição de Campeonato Paulista é Pelé. O Rei do Futebol marcou 58 gols na edição de 1958.

-O primeiro artilheiro da história do Paulistão foi Charles Miller em 1902, com 10 gols. Ele também foi o precursor do futebol no Brasil.

-O último título paulista que não ficou entre os quatro grandes, foi do Ituano. Em 2014, o Galo de Itu venceu o Santos, nos pênaltis. 

Pode verificar os resultados dos jogos de hoje na plataforma do betway ou na sua plataforma preferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *