“Sobre os ‘bifes’ Fred e Mr. Bow” – Deputado da Renamo, Alberto Ferreira, reage em torno

De Domus Oikos

“Sobre os bifes Fred e Mr. Bow

Não sei exactamente o início do problema ou dos bifes. Começo por aquilo que acho inadmissível numa sociedade civilizada e democrática.
E chego também à conclusão que estamos a formar muitos advogados inválidos ou inúteis e sem valor. Os advogados devem saber o que defender.
1. Como é possível que um músico vá a uma televisão e proiba que falem dele? Como é possivel que um músico proiba a liberdade de expressão a um cidadão ou a uma televisão?
2. De onde lhe vem o direito de proibir que as pessoas falem de si?
3. Imaginemos que Nyusi va as televisões ou jornais ou Canal de Moçambique ou Savana ou outro jornal independente diga: ” Assinem contrato. A partir de hoje estão proibidos de falar de mim e pronunciar o nome Nyussi”.
4. Donald Trump, o presidente mais poderoso do mundo, nunca chamou um só jornalista e obrigá-lo a assinar contrato e dizer a partir de hoje o senhor não fala mais de mim. É o presidente mais zombado do mundo, mais ridicularizado do mundo. Todos falam mal e outros o bem. Mas nao tem meios pra fazer calar a ninguem.
5. Outros artistas do mundo como Michael Jackson foi acusado justa ou injustamente de ser pedófilo, de ser homossexual, de ser assexual, de branquear a pele e todos males. Mas nunca correu pra calar a boca a ninguém. Nao faz Trump, nao faz Nyusi, nao fez isso nem Guebuza, nao fez nem Michael Jackson ou Ramazzotti etc…
6. Quando se é uma figura pública deve-se aprender a lidar com esta figura. Vão falar mal ou vão falar bem é assim em todo mundo. Faça e continue a fazer seu trabalho. É importante distinguir a “A Republica de Gaza” e sociedades modernas” de informação onde os midias são livres. Quando se sentir ofendido por mentira vá ao tribunal. Mas calar a boca das pessoas? Nem jesus conseguiu.
7. Pela primeira vez um cidadão proibiu outro cidadão por meio de um decreto ou contrato ou qualquer acto judiciário. Nunca aconteceu no mundo das artes ou dos famosos. Mr. Bow levanta. Ter advogados incompetentes vão estragar o seu bom trabalho.
8. Fred continue a informar o teu povo. Continue a bifar porque os teus seguidores querem notícias boas ou más de figuras públicas. Único modo pra não ser falado é não fazer nada. Imagine figura pública.
9. Se Mr. Bow quer televisão que só fale seu bem cria a própria televisão. Ali serás dono da política editorial.
Ninguém tem direito a calar a boca a ninguém, um direito constitucional.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *