PR prorroga Estado de Emergência por mais 30 dias

O Presidente da República dirigiu-se,na noite de ontem (28/05), à Nação. Logo no princípio da sua comunicação, Nyusi realçou que o incremento do número de infectados por Coronavírus no país é preocupante. Por isso, prorrogou o Estado de Emergência por mais 30 dias.

Segundo disse o Presidente da República, nas últimas semanas houve relaxamento no cumprimento das medidas de prevenção contra o Coronavírus, ao contrário do que o Governo previu. Nyusi disse que há fragilidades que devem ser corrigidas, de modo que as crianças, por exemplo, fiquem em casa e as paragens deixem de ter tanta gente.

De modo que a situação melhore, e o novo Estado de Emergência seja igual ao primeiro, em que os cidadãos cumpriram com as normas, o Presidente da República quer que as autoridades sejam mais actuantes.

Além dos aspectos negativos, Nyusi assumiu que houve aumento de pessoas que usam máscara em sítios públicos e da observância do horário de funcionamento da maioria dos mercados e estabelecimentos comercias no país. E ainda adiantou que os sacrifícios por que passam os moçambicanos não devem ser em vão.

Nos próximos dias, o Governo vai avaliar as possibilidades de retoma da formação dos professores e das aulas no ensino superior. De igual modo, o Governo vai avaliar o retorno dos treinos das selecções nacionais e da realização de eventos artísticos como espectáculos.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *