Bacia do Búzi transborda em Dombe e chuvas fortes vão continuar no Centro de Moçambique

As chuvas fortes que tem caído no Centro e Norte de Moçambique originaram a subida do nível hidrométrico na bacia do Megaruma em 0,05 metros acima do nível de alerta, nas bacias do Búzi em Dombe e Zambeze em Zumbo os níveis de alerta foram ultrapassados em 2,54 e 0,20 metros, respectivamente, condicionamento da circulação rodoviária entre Dombe e Sussundenga, face a subida do caudal do rio Mussapa.

Entretanto o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de ocorrência chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (50 a 75 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Sofala (nos distritos deBuzi, Chibabava, Gorongoza, Maringue, Chemba, Dondo e cidade da Beira); Manica (nos distritos de Machaze, Mossurize, Sussudenga, Macate, Gondola, Manica, Vanduzi, Barué, Macossa, Tambara, Guro e cidade de Chimoio); e Tete (principalmente nos distritos de Changara, Cahora Bassa, Magoe, Marara, Doa, Mutarara, Moatize, Chiuta, Tsangano, Macanga, Chifunde Marávia e cidade de Tete).

Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o INAM prevê céu geralmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas localmente moderadas em Pemba. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado.

Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Aguaceiros acompanhados de trovoadas ou chuvas fracas a moderadas, localmente fortes em Inhambane. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas na faixa costeira.

@Verdade

Loading...

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *