Insurgentes matam 13 pessoas em ataque à viatura em Mocímboa da Praia

Apesar da narrativa oficial teimar em apontar para “golpes” infligidos aos insurgentes, a realidade no terreno continua a apresentar dados completamente opostos. A última quinta-feira é a prova viva. Treze pessoas perderam a vida na sequência de um ataque a uma viatura de transporte de passageiros.

O ataque ocorreu por volta das 9:00 horas no troço Chinda-Mbau, no distrito de Mocímboa da Praia, contou uma fonte local à “Carta”. Os insurrectos incendiaram a viatura, obrigando os passageiros (sobreviventes) a fugir em debandada.

O ataque condicionou a circulação de viaturas e motorizadas naquele troço, que liga Mbau à estrada principal.  A nossa fonte contou que o medo tomou conta da população local e que por temer o pior tem estado a abandonar a região. O destino tem sido a vila de Mocímboa da Praia.

Entretanto, na manhã de ontem, o ministério da Defesa Nacional emitiu uma nota de imprensa dando conta de mais operação realizada com sucesso. No documento refere: “no seguimento do plano Operacional no Teatro Operacional Norte (TON), as Forças de Defesa e Segurança assestaram, no dia 02 de Novembro de 2019, mais golpes de artilharia contra novos esconderijos dos malfeitores, na foz do rio Messalo, distrito de Muidumbe, na província de cabo Delgado”. Durante a operação, avança a nota que temos vindo a citar, “foram causadas baixas consideráveis aos insurgentes e muitos encontram-se em fuga”.

Fonte:  Carta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *