Guerrilheriros da Renamo fazem três mortos e vários feridos em novo ataque no centro do país

Um novo ataque de um grupo armado no centro de Moçambique provocou três mortos neste domingo (27.10) e vários feridos junto à Estrada Nacional 1 (EN1), principal via que liga o centro e norte do país, disseram testemunhas e autoridades.

Um camião de carga e uma outra viatura ligeira, e autocarro de trasnporte de colectivo de passageiros, foram  atingidos por uma “rajada de balas”, disparadas de uma colina, por homens armados supostamente pertecentes a Junta Militar da Renamo, em Ziro, entre os distritos de Nhamatanda e Gorongosa.

O ataque aconteceu numa zona próxima do local onde um polícia foi abatido, outros três amarrados e uma viatura de patrulha incendiada na última semana.

Com as baixas registadas neste domingo (27.10), sobe para sete o número de mortos em ataques na zona centro de Moçambique desde agosto.”Um camionista morreu ao volante e outro passageiro também morreu” alvejado no local, disse à agência de notícias Lusa, Rosaquel Ataide, uma testemunha que sobreviveu aos disparos.

“Foram disparados muitos tiros e vinham dos dois lados da estrada” acrescentou a comerciante. Uma terceira pessoa morreu quando estava a ser transferida do centro de saúde de Inchope para o Hospital Provincial de Chimoio, disse uma fonte hospitalar.

Uma fonte médica do Hospital Provincial de Chimoio confirmou a entrada de um morto e dois feridos, um dos quais em estado grave, atingidas por projéteis de armas de fogo.

Outra testemunha contou que o grupo armado atacou as viaturas quando seguiam em direção ao Norte, por voltas das 6:00 (horário local), sendo que três feridos – um dos quais aquele que veio a perder a vida a caminho do hospital – foram socorridos no centro de saúde de Inchope.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *