Segundo O País, uma aeronave das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) despistou-se no final da tarde desta segunda-feira, por volta das 16h50, durante a aterragem no Aeroporto Internacional de Maputo. Trata-se da aeronave, do voo TM 165, operada pela sua subsidiária MEX, que fez o percurso Nacala, Beira, Maputo.
Segundo as Linhas Aéreas de Moçambique, no momento de aterragem do voo TM 165 de hoje, no Aeroporto Internacional de Maputo, a tripulação sentiu um deslize rápido e repentino da aeronave, tendo tomado de imediato os procedimentos para fazer o movimento inverso, de modo a imobilizar a aeronave.
Na sequência, a aeronave de marca Embraer 145 terá saído da pista pela parte lateral. Após a imobilização da aeronave, os 25 passageiros e 4 tripulantes desceram em segurança, sem nenhum ferimento.
No momento da aterragem do voo, o vento estava à velocidade de 50 quilómetros por hora. Na sequência do incidente, a LAM e a sua subsidiária MEX, criaram uma Comissão de Inquérito interna que será responsável pelo contacto com as entidades competentes para o apuramento das causas.
“Os passageiros e a tripulação desembarcaram em segurança e neste momento decorrem providências para facultar mais detalhes sobre a ocorrência” indica um comunicado da LAM, emitida há instantes.
“Eu não sei como aconteceu. Só vi que estávamos para aterrar e de repente o piloto parece que teve dificuldades. O voo não entrou na pista e foi para o mato”, narrou ao “O País” trémula e lacrimejando, uma testemunha que vivenciou o momento do despiste do voo da MEX, esta tarde, no aeroporto internacional de Mavalane.