Papa endereça mensagem de esperança aos moçambicanos

O líder mundial da Igreja Católica, Papa Francisco, endereçou, hoje, uma mensagem de esperança aos moçambicanos, desejou-lhes bênção e apelou à “reconciliação fraterna”.

“Querido povo de Moçambique, dentro de poucos dias darei início à minha visita ao vosso país. Apesar de não poder deslocar-me para além da capital [Maputo], o meu coração alcança e abraça a todos vós, quanto vivem atribulados”, afirmou o Sumo Pontífice, numa mensagem de um vídeo com dois minutos e 25 segundos.

Papa Francisco disse que todos os moçambicanos podem ter a certeza de que estão na sua oração e não escondeu o seu desejo de visitar o país.

“Anseio pelo momento de vos encontrar. Tal como recebi, agradeço o convite do senhor Presidente [Filipe Nyusi] e dos meus irmãos bispos, para ter convosco. Assim estendo o convite a todos vós para vos unir à minha oração a fim de que Deus consolide a reconciliação fraterna em Moçambique e na África inteira, única esperança por uma paz eterna e duradoira”, declarou o Santo Padre, que de 4 a 6 de Setembro visita o país sob o signo de “esperança, paz e reconciliação”.

Segundo Papa Francisco, durante a sua estadia no país, terá a “alegria de partilhar directamente” com os moçambicanos mensagens de esperança, paz e reconciliação, bem como de “estar com as pessoas e verificar como cresce a sementeira” feita pelo seu predecessor João Paulo II.

O Papa fazia alusão à última visita de um líder máximo da Igreja Católica a Moçambique, em Setembro de 1988.

“Esta viagem permitirá encontrar a comunidade católica e confirmar no seu testemunho de evangelho” a dignidade ensinada a “cada homem e mulher”, disse o Papa, para quem é preciso saber abrir o coração aos outros, “especialmente aos pobres e necessitados”.

“Queridos irmãos e irmãs, sei que muitos estão a trabalhar na preparação da minha visita (…). Agradeço. Sobre vós e sobre o vosso país, invoco a bênção de Deus e protecção da nossa mãe, a Virgem Maria. Até breve!”, disse.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *