Nyusi procede amanhã ao lançamento dos Jogos Escolares em Manica

Arranca, esta sexta-feira, no Chimoio, província de Manica, a 14.ª edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares. O evento será inaugurado pelo presidente da República, Filipe Nyusi, que irá discursar no campo da Soalpo, palco da cerimónia de abertura.

Em 2017, no epílogo da 13.ª edição dos Jogos Desportivos Escolares no campo do Ferroviário de Gaza, a então secretária permanente de Manica recebia dos braços da governadora de Gaza, Stela Zeca, o bastão que simboliza a passagem de testemunho para organização do evento.

Era, na verdade, o início de uma maratona que compreendia a criação de condições logísticas para que Manica encerre, em festa, o ciclo rotativo deste evento iniciado no longínquo de 1978, no Estádio Machava, sob orientação do primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel.

Hoje, o reabilitado campo da Soalpo irá engalanar-se para testemunhar a multicolor cerimónia de abertura a ser dirigida pelo presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

No ponto, até porque os últimos dias/noites/horas/segundos foram de acertos de pormenores, o grupo de ginástica massiva apresentará números a partir das 9h00.

Está ainda previsto o desfile das onze delegações que irão dar corpo a festa do desporto escolar, nomeadamente Maputo cidade, Maputo Província, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, anfitriã; Zambézia, Tete, Niassa, Cabo Delgado e Nampula. Para colorir a abertura do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, grupos locais de dança tradicional e músicos de outros pontos do país exibem-se no campo da Soalpo.

A entoação do hino nacional, Pátria Amada, antecede aos discursos do presidente do Conselho Autárquico de Chimoio, João Ferreira; do Governador de Manica, Manuel Rodrigues; e da ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane.   O jogo de futebol entre as províncias de Manica e Cabo Delgado dá o pontapé de saída da 14.ª edição dos Jogos Escolares. De acordo com a organização, são esperadas em Manica mais de duas mil pessoas dentre as quais atletas, treinadores, árbitros, juízes, acompanhantes, cronometristas, pessoa de apoio e técnicos de saúde.  Para albergar as delegações, foram disponibilizados três centros, nomeadamente Instituto Agrário de Chimoio, Lar de Bagamoio, Instituto de Formação de Professores de Chibata.

MODALIDADES

O Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares irá movimentar o futebol, basquetebol, atletismo, xadrez, jogos tradicionais, voleibol, andebol e atletismo para pessoas com deficiência visual e voleibol sentado, neste caso pessoas com deficiência físico-motoras, em ambos os sexos, para além de natação a título demonstrativo.

VISITA A RESERVA NACIONAL DE CHIMANIMANI

Para além de competirem, claro, num espírito de fair e cultivarem a amizade, os jovens participantes dos Jogos Desportivos Escolares terão momentos de lazer. É neste sentido que, a 15 de Agosto, dia descanso, estão programadas visitas a alguns locais históricos da província de Manica com realce para a Reserva de Chimanimani, onde se localiza o  monte Binga, o ponto mais alto do país.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *