O administrador do distrito de Palma no norte de Moçambique, David Machimbuko, disse hoje que foram presos 11 membros de um grupo armado "Al Shabab" que no início do mês efectuou um ataque

Insurgentes decapitam dois pescadores na aldeia Monjane, em Palma

Dois pescadores foram decapitados a 29 de Dezembro último, na região de Monjane, distrito de Palma. O crime aconteceu em mais incursão no norte de Cabo Delgado. As vítimas foram surpreendidas quando preparavam seu material de pesca, e a decapitação aconteceu por volta das 2 horas da madrugada, num centro de pesca denominado Mbawala, muito próximo da aldeia Monjane.

Entretanto, populares da aldeia Licangano, a 7 km da vila de Macomia (e a 10 km da aldeia Chicomo), espancaram gravemente um cidadão que alegadamente fazia parte dos insurgentes que atacaram Chicomo no passado dia 21 de Dezembro. Trata-se de Ibraimo Saide, de 38 anos de idade, residente no bairro Nanga A, que abandonou a aldeia Chicomo, depois do ataque. Na noite de domingo, quando se encontrava na companhia de um amigo, a caminho de Chicomo, ao que se presume para recuperar parte dos seus bens, foi violentamente agredido (quiçá com golpes de catana na cabeça e nos braços), tendo desmaiado.

Saíde e o referido amigo decidiram pernoitar em Licangano. Nessa noite, ambos deslocaram-se a uma festa onde decorriam ritos de iniciação femininos. De repente apareceu um grupo de pessoas acusando-o de ser um dos insurgentes. O grupo pressionou-o, tendo a discussão subido de tom, a tal ponto que foi necessário recorrer-se ao posto da segurança comunitário de Licangano, onde o acusado foi submetido a um intenso interrogatório. Ele acabou sendo espancado com recurso a uma catana e a pedras. Na mesma noite foi levado ao Centro de Saúde de Macomia, onde recebe tratamentos.

(Saíde Abido – Carta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *