A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) anuncia hoje, em Maputo, os resultados finais oficiais das eleições autárquicas de dia 10 deste mês

CNE divulga resultados finais das eleições autárquicas realizadas no dia 10 de Outubro

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) anuncia hoje, em Maputo, os resultados finais oficiais das eleições autárquicas de dia 10 deste mês, disse à Lusa o porta-voz daquele órgão, Paulo Cuinica.

Os resultados que a CNE vai divulgar correspondem ao designado apuramento geral, que, ao abrigo da legislação moçambicana, está a cargo daquela entidade e é feito com base nos resultados processados pelas comissões distritais de eleições (apuramento intermédio).

Os dados já divulgados pelas comissões distritais de eleições dão vitória à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, em 44 municípios, à Renamo em oito autarquias, enquanto o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, ganhou no município da Beira.

Relativamente a 2013, a Frelimo perde cinco municípios para a oposição.

Os tribunais distritais reprovaram os recursos apresentados pela Renamo e MDM contra os resultados de alguns municípios.

O Centro de Integridade Pública (CIP), organização da sociedade civil moçambicana, estima que a participação média nas eleições autárquicas de 10 de outubro atingiu um valor recorde de 60,3%.

O CIP referiu em comunicado que o valor significa “um aumento significativo” em relação às eleições anteriores, em que as taxas de participação foram de 46% em 2013, 46% em 2008 e 28% em 2003.

Fonte: LUSA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *